(Jaguar/Divulgação)
Já faz um bom tempo que a China se tornou principal mercado de alto luxo do planeta. Marcas como Rolls-Royce, Bentley e Mercedes-Benz nadam de braçada por lá. Agora a Jaguar quer morder sua fatia do mercado mandarim com uma versão exclusiva do sedã XF (que se equivale ao BMW Série 5 e Mercedes-Benz Classe E).
O sedã, que ganhou nova geração no ano passado, é o principal produto da Jaguar, com volume médio anual de 23 mil unidades, contando os mercados europeu e norte-americano, e terá produção local.
O XF L será fabricado na unidade na fábrica da Jaguar Land Rover (JLR) e da Chery, de onde já saem os modelos Land Rover Evoque e Discovery.
Projetado para atender as demandas dos endinheirados chineses, o XF L será uma versão de entre-eixos alongado, bem maior que os 2,96 metros do modelo convencional.
Especificações
A marca não divulga dados técnicos como o ganho de peso extra. Mas é sabido que ficará bem mais pesado que os 1.550 quilos na versão equipada com motor turbo 2.0. Ela também não adianta qual será a motorização adotada. No entanto, rumores apontam que a Jaguar deverá utilizar a unidade V6 turbo 3.0 de 380 cv, do XF S.
A estreia do XF L está para a próxima semana, quando o Salão de Pequim abre suas portas. Já as vendas deverão ter início no segundo semestre.