Na ficção há um instrumento muito prático para reiniciar uma história. O chamado reboot. Cinema, quadrinhos e videogames sempre bebem nessa fonte. Mas a indústria do automóvel também tem feito uso deste artifício.
A Jaguar literalmente deu um reboot em sua marca. Ela resolveu recomeçar do zero em todos os sentidos. Design, identidade visual e até mesmo nova marca. A medalha do felino foi aposentada e a silhueta do bichano só aparece discretamente na maçaneta do conceito Type 00.
Ou seja, ela resolveu passar uma borracha e eliminar referências de carros como XK 1200, E-Type (carro mais bonito de todos os tempos, segundo Enzo Ferrari), Mark II, XJ e F-Type. O novo Jaguar é retilíneo com uma cara de gato.
Mas há uma explicação para as formas tão controversas. O modelo levou ao extremo a máxima de Sir William Lyons fundador da Jaguar: "cópia do nada". Ou seja, um com identidade própria.
Mas verdade seja dita: desde que foi incorporada pela Ford, nos anos 1990 e posteriormente pela indiana Tata, a Jaguar (assim como sua irmã Land Rover) colecionaram tropeços, assim como problemas de qualidade.
Mas voltando ao carro, o Type 00 é um cupê de capô longo, teto baixo e coluna C alongada. Por dentro, formas futuristas e minimalistas. Formas que deixam claro que o conceito é apenas um estudo de estilo. Mas é fato que ele irá servir de base para futuros modelos.
O novo Jaguar também aposenta de vez os motores a combustão. O modelos será equipado com conjunto elétrico, com baterias que permitem rodar até 770 km com uma carga.
O sistema de recarga rápida do Type 00 permite regenerar carga para 320 km em apenas 15 minutos. No entanto, tudo ainda é conceitual. O produto final será um cupê quatro portas, mas só chegará no final de 2025.