Combater o crime não é fácil em lugar nenhum do mundo. Mas pode ficar mais ágil quando temos um motor poderoso sob o capô. E foi o que a Lamborghini resolveu fazer para auxiliar o efetivo policial italiano.
A marca acaba de revelar uma viatura com base no Urus Performante. O SUV do touro recebeu modificações e instrumentação dos carros policiais. Além dos conhecidos giroflex, sirene e pintura que caracteriza um camburão, o Lambo também recebeu cofre para depósito de armas e um kit de primeiros socorros, com direito a desfibrilador.
Isso porque, além de combater a bandidagem italiana, o Urus também será utilizado como carro de socorro rápido. E bota rápido nisso. O utilitário é equipado com motor V8 biturbo 4.0 de 666 cv e 85 kgfm de torque, além de caixa automática e tração integral.
Trata-se do mesmo V8 que o Grupo Volkswagen utiliza em modelos como Porsche Cayenne e Panamera, assim como os primos, Audi RS Q8 e RS6 Avant e até mesmo no agregados britânicos da Bentley. A aceleração da viatura é brutal. Ele crava o 0 a 100 km/h em apenas 3,3 segundos e atinge máxima de 306 km/h.
“É com grande prazer que continuamos a nossa cooperação de vinte anos com a Polícia Estatal Italiana. Saber que os nossos carros são utilizados para funções públicas e, acima de tudo, para operações cruciais para salvar vidas humanas, só pode deixar a mim e a toda a empresa orgulhosos. Estas iniciativas, que nos trazem grande satisfação, demonstram os nossos laços estreitos inatos com a Itália”, comentou o presidente e CEO da Automobili Lamborghini, Stephan Winkelmann.
Viaturas
O Urus não é a primeira viatura feita pela marca. A Lamborghini já disponibilizou modelos como Gallardo e Huracán, inclusive há um supercarro adaptado para transporte de órgãos para transplante.
Em 2020, o bólido, que conta com um compartimento para acoplar a caixa refrigerada de órgãos, percorreu 500 km de Roma a Padua para transportar um rim. O Huracán utilizado na tarefa levou pouco de duas horas para completar o trajeto. A velocidade média foi de 230 km/h.