
HANGZHOU (China) - A Leapmotor é uma marca que talvez o brasileiro nunca tenha ouvido falar. Mas não se engane, essa startup chinesa será parte recorrente da paisagem brasileira. A marca, que teve uma fatia generosa adquirida pela Stellantis, o grupo que gerencia marcas como Fiat, Jeep, Ram, Peugeot e Citroën e chegará em breve ao Brasil.
Depois do anúncio do SUV elétrico C10, agora chega a vez do B10. Sim, é um pouco confuso e falta criatividade para nomes. Mas fato é que a dupla de utilitários eletrificados chega para concorrer com outros chineses de marcas como GWM e BYD.
Se o C10 é uma espécie de Jeep Commander elétrico, o B10 seria o Compass, quando pensamos em dimensões. O primeiro modelo estreia no segundo semestre e seu irmão menor até o fim do ano.
“Com o B10 e o C10, a Leapmotor disputará uma fatia significativa do segmento de SUVs médios e grandes eletrificados, entregando ao cliente produtos surpreendentes que certamente serão um salto de inovação em relação à concorrência”, aponta Fernando Varela, vice-presidente da Leapmotor para a América do Sul.
Com cerca de 4,50 m de comprimento, o B10 impressiona pela qualidade da construção e o bom espaço interno. Pudemos conferir o modelo no interior da China. Destaque para o conjunto de câmeras que, além das lentes 360 graus, há outras quatro câmeras laterais que monitoram tudo que se passa nas diagonais dianteira e traseira, eliminando pontos cegos.
Esse tipo de tecnologia tem sido empregado em diversos veículos que rodam na China, assim como o sistema LIDAR, que combina sensores laser e radares para monitorar tudo ao redor do carro com precisão milimétrica.
acabamento é refinado, com uso farto de couro nos painéis de porta, bancos e console central. Chama atenção o estilo limpo, praticamente sem botões. Tudo é controlado pela enorme central multimídia, até o teto solar.
Motor e bateria
Na China, o modelo é equipado com motor traseiro de 218 cv e 24,5 kgfm de torque. A unidade é alimentada por baterias que podem ter 56,2 ou 67,1 kWh de potência. Números que correspondem a 380 e 460 km de autonomia, segundo o padrão chinês.
Por hora não dá para cravar valores, mas é um SUV que deve chegar entre R$ 200 e R$ 250 mil, para tentar fisgar o público. Há quem aposte em menos, mas assim, a Stellantis estaria jogando contra o próprio patrimônio, literalmente, já que continua fabricante modelos como Compass, Renegade, Fastback e 2008 na região. Vamos aguardar.