Sintonia com o mercado

Montana Premier atende aos requisitos de quem busca uma picape para usar como carro de passeio

Marcelo Jabulas
Publicado em 03/06/2023 às 09:03.
 (Marlos Ney Vidal/Divulgação)
(Marlos Ney Vidal/Divulgação)

Picapes estão no mercado há mais de 100 anos. As primeiras chegaram antes da década de 1920. E por anos tiveram função bem definida: ser um carro de trabalho. Um burro de carga motorizado.

Mas esse cenário mudou. A picape deixou de ser um operário para ser um carro de passeio. Basta o amigo ver a quantidade lançada nos últimos meses. Uma delas é a nova Chevrolet Montana.

Lançada em fevereiro, a GM fez questão de produzir um veículo que oferece funcionalidades de picape, mas que primordialmente é um carro de passeio. E testamos a Montana Premier para comprovar essa lógica.
De fato, não é a primeira vez que guiamos a Montana. Mas usar ela no dia a dia mostra se ela é ou não um automóvel familiar com caçamba. E é!

Desenvolvida sobre a base do Tracker, a picape oferece a mesma comodidade do SUV. Um carro fácil de embarcar, bem diferente das picapes médias e até mesmo a Fiat Toro, que é mais encorpada.

A posição de dirigir também segue o mesmo padrão do SUV. É fácil se acomodar em seu interior. A visão é ótima e o acesso aos comandos é bastante ergonômico.

O pacote de conteúdos da Premier, topo de linha, conta com direção elétrica, partida sem chave, bancos revestidos em couro, multimídia MyLink (com Apple CarPlay e Android Auto, com conexão sem fio, 4G, WiFi e câmera de ré). Ela ainda oferece ar-condicionado digital, carregamento por indução e portas USB. Vidros e retrovisores elétricos completam o conjunto.

Não oferece assistentes de condução. Os únicos recursos são sensores dianteiros e traseiros de manobra, assim como monitor de ponto cego, além de quatro bolsas infláveis.

Motor

A picape é equipada com motor 1.2 turbo de 133 cv e 24,5 kgfm de torque. Essa unidade é combinada com a conhecida transmissão automática de seis marchas. Mesmo conjunto utilizado nas versões Premier ou RS do Tracker. 

O conjunto oferece bom desempenho, com oferta de força em baixa rotação e agilidade nas ultrapassagens. Tudo isso sem carregar no consumo. Rodamos na cidade e a média ficou em 11,2 km/l (com gasolina).

Outro ponto de destaque é a suspensão. A picape é macia e se comporta como um automóvel. O sistema McPherson (frente) e eixo de torção (atrás) é com um carro de passeio. Mesmo vazia, a picape é firme e não oscila nas curvas. 

Praticidade

Para funcionar de fato como carro de passeio, a GM oferece uma espécie de prateleira organizadora para levar de forma ordenada miudezas na caçamba, sem deixar que os itens viagem sacudindo lá atrás. A bandeja (removível) também funciona como porta-malas, criando um bagageiro inviolável.

Toda combinação faz da Montana uma espécie de automóvel, com dimensões de um sedã médio, que faz dela prática na cidade. Tudo isso por R$ 142.590. 

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