Tiozão

Nissan Sentra chega renovado para brigar na base dos médios

Marcelo Jabulas
Publicado em 17/03/2023 às 15:59.Atualizado em 21/03/2023 às 16:04.
 (Foto: Marcelo Jabulas)
(Foto: Marcelo Jabulas)

SÃO PAULO - Pouca gente sabe, mas o Nissan Sentra é um veterano no mercado brasileiro. Chegou ainda na década de 1990, em sua terceira geração. Mas ao longo de 30 anos, o sedã teve uma participação tímida no mercado brasileiro. 

Seu maior sucesso foi na quinta geração, quando a Nissan lançou a campanha publicitária do “Tiozão”. Apelido que acabou pegando no japonês. Agora, a Nissan quer mudar o jogo. Ela acaba de lançar a atual geração (que chegou lá fora em 2019), que tem como principal atributo o design arrebatador. O carro ficou lindo. 

Com apenas duas versões: Advance (R$ 148.490) e Exclusive (R$ 171.590), o novo Sentra tem acabamento primoroso, com direito a um opcional de R$ 1,7 mil, que inclui couro em tom caramelo, inclusive no painel. Esse acabamento é exclusivo da versão topo de linha.

Para fazer frente aos rivais no segmento de médios, o Sentra também conta com pacote farto de conteúdos. O modelo oferece banco do motorista com ajuste létrico, direção elétrica, ar-condiconado digital de duas zonas, multimídia (com Android Auto e Apple CarPlay, câmera de ré e portas USB e USB-C), além de computador de bordo e partida sem chave, assitene de frenagem, alertas de fadiga e colisão, seis airbags, rodas aro 17, faróis full LED e faróis de neblina em LED. 

A versão topo de linha adiciona assistentes de condução, sistema de áudio Bose, teto solar, câmera 360°, rebatimento elétrico dos retrovisores e retrovisor interno eletrocrômico.

Sob o capô

Se por fora, o Sentra chama atenção por onde passa, sob o capô ele é conservador. O modelo utilizam motor 2.0 de ciclo Atkinson de 151 cv e 20 kgfm de torque. A unidade é combinada com transmissão do tipo CVT e emulação de oito marchas. 

Apesar de não contar com o vigor de um turbocompressor ou a energia de um motor elétrico para dar suporte, o Sentra não refuga. O carro tem bom comportamento, seja na cidade ou na estrada. 

Mas o que impressiona mesmo é a suspensão. Com conjunto independente nas quatro rodas, ela garante muita firmeza e estabilidade ao sedã. Ah, se todo tiozão fosse assim!

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