A Ram, divisão de picapes da Stellantis, se prepapara para lançar sua primeira picape média, feita no Brasil. E ela se chamará Rampage.
Quem desvendou o nome da picape foi o portal Autos Segredos, do jornalista Marlos Ney Vidal. Rampage é uma vocábulo inglês, que numa tradução literal significa "tumultuar".
Na indústria cultural a expressão já foi utilizada num videogame em que monstros gigantes precisam destruir edifícios e também deu nome a um longa-metragem que explora a mesma temática, com um gorila gigante e outras criaturas titânicas.
No caso da picape, há um duplo sentido, afinal ela chegará para tumultuar o segmento de picapes médias e também brinca com o próprio nome da marca. A própria Dodge também já vendeu uma picape compacta batizada de Rampage, entre 1982 e 1984. Uma concorrente tardia da Chevy El Camino.
Curiosamente, a sucessora da Dodge Rampage chegou ao mercado norte-americano em 2015, com o nome de Ram 700. Para quem não sabe que modelo é este trata-se da Fiat Strada, com emblema do carneiro.
Mas voltando à nova Rampage, ela se posicionará acima da Fiat Toro e abaixo da Ram Classic, ou seja no segmento de médias, dominado pela Toyota Hilux. A grande diferença é que ela não irá recorrer do tradicional conceito de chassi sob carroceria. Na verdade, a Rampage é monobloco.
E a razão disso é porque ela é será montada na planta da Stellantis de Goiana (PE), de onde saem os Jeep Renegade, Compass e Commander, além da Fiat Toro. A linha da planta foi projetada para estruturas monobloco e não para chassis destacados da carroceria.
Segundo Autos Segredos, a Rampage deverá utilizar o motor turbodiesel 2.0 de 170 e 38 kgfm de torque, que já equipa Toro, Compasse e Commander. Mas o portal também apurou que a picape também terá uma unidade turbo flex de 260 cv. Em todos os casos, a caixa é automática de nove marchas e a tração é 4x4.
A chegada da picape está programada para este ano. Agora é aguardar.