A indústria do automóvel vai bem, obrigado. O ano de 2023 deve terminar com alta na casa dos 10% com volume casa dos 2,2 milhões de unidades entre carros de passeio e comerciais leves.
Para o ano novo, as expectativas são otimistas. Analistas e entidades como a Anfavea planejam alta de 8%. Queda do dólar e redução da taxa de juros estimularam fabricantes a renovar modelos e trazer novos produtos.
Mas quem esperava novidades na base do mercado irá se decepcionar. As novidades irão se concentrar principalmente nos segmentos de picapes e SUVs. Confira algumas novidades para 2024, com valores que deverão variar de R$ 100 mil a R$ 400 mil.
Chevrolet S10
A atual geração da picape da gravatinha completará 12 anos de labuta em 2024. O modelo passará por uma reformulação visual profunda, mas manterá o mesmo chassi e estrutura de carroceria.
A nova S10 receberá novos painéis de carroceria, com visual inspirado na norte-americana Chevrolet Colorado, que é a S10 do Tio Sam. A picape deverá manter o bloco turbodiesel 2.8 de 200 cv e 51 kgfm de torque e tração 4x4. Mas a transmissão será nova. A caixa de seis marchas dará lugar a uma nova de oito velocidades.
Fiat Titano
A Fiat tanto fez que finalmente conseguiu uma picape média para chamar de sua. A Titano já está em fase final de desenvolvimento e poderia ter sido lançada em 2023, mas o calendário da Stellantis estava tão cheio que ela ficou para 2024.
No entanto, a Titano não é um produto legitimo da Fiat. Trata-se da Peugeot Landtrek, mas com com emblema da marca de Turim e seção frontal redesenhada. A picape será equipada com a unidade turbodiesel BlueHDI 2.2, que Peugeot e Citroën utiliza em seus utilitários. No entanto, segundo portal Autos Segredos, a Titano deverá receber também o motor 2.0 turbodiesel de 170 cv da Toro e Rampage.
Peugeot 2008
A geração inaugural do Peugeot 2008 pendurou as chuteiras este ano, depois de oito janeiros. A nova geração já foi apresentada na Europa, em sua derivação 100% elétrica. Mas por aqui, o SUV terá motor a combustão e um futuro híbrido.
Segundo fontes da Stellantis, ele será equipado com o motor 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm de torque, como no Citroën C3 Aircross e o irmão 208. A montagem será em El Palomar, na Argentina e sua estreia deve acontecer até o final do primeiro semestre.
Renault Kardian
A Renault apresentou em novembro o SUV Kardian, derivado do Dacia Stepway. No entanto, o lançamento comercial acontecerá apenas em março, quando as versões de entrada será apresentadas.
O Kardian chega para posicionar a Renault em um patamar mais qualificado. O modelo será equipado com o inédito motor turbo 1.0 de 125 cv e 22,4 kgfm de torque, combinado com transmissão de dupla embreagem, com acesso eletrônico.
Volkswagen Amarok
Se a S10 passará por um tapa, a Volkswagen Amarok também receberá uma recauchutagem em 2024. A filial brasileira desistiu de comprar o projeto da Ford, para converter a Ranger em uma nova geração, como fez em mercados como o sul-africano.
Para a América Latina, a picape manterá a mesma carroceria e conjunto mecânico, com direito a versão V6 turbodiesel. A novidade ficará no redesenho do interior e na parte frontal inspirada na Saveiro