
Durante 40 anos, o Renault Espace foi sinônimo de monovolume. A minivan francesa ditou uma tendência, com suas poltronas giratórias, ampla área envidraçada e espaço interno que desafiava a física.
O modelo teve cinco gerações que acompanharam as linguagens de estilo da Renault, mas sempre fiel ao conceito monovolume. Ela chegou a ter inclusive uma versão de alta performance, com motor de Fórmula 1, montado em posição central traseiro. Um V10 3.5 litros de 800 cv.
Mas até mesmo na Europa, mercado em que os monovolumes têm público cativo, a Espace se viu ameaçada. No último semestre de 2022, o modelo vendeu menos de 800 unidades.
E o inevitável aconteceu, o Espace se transformou num SUV. Na verdade, trata-se de uma versão de sete lugares do Austral, mas que herdou o nome do lendário monovolume.
Com 4,72 metros de comprimento, o modelo promete fartura de espaço da mesma forma que tinha quando era uma minivan. Os bancos não giram 180°, como acontecia nos anos 1980, mas os bancos da fileira central podem reclinar em até 31°.
Isso porque o novo Espace é uma das opções de transporte executivo da Renault, onde o ilustre passageiro geralmente não viaja no banco da frente.
Garboso, o SUV tem estilo elegante, com direito a um imenso teto solar, forração em couro nos painéis das portas e console central, assim como quadro de instrumentos digital e uma tela generosa para o multimídia. Completa o conjunto o sistema de áudio Harman Kardon. Esqueça as referências que temos de Logan, Sandero e Kwid.
Motor
Esse jipão francês é equipado com um conjunto híbrido E-Tech, que combina unidade 1.2 de 130 cv e dois módulos elétricos. Juntos entregam 200 cv e 46 kgfm de torque combinados. Kafka explica!