A Ram acaba de anunciar a adição do assistente ativo de direção (ADA), que amplia o pacote de assistentes ao motorista para a Rampage. A nova tecnologia se somará a funções como controle de cruzeiro adaptativo (ACC) e o assistente de centralização de faixa (Lane Centering).
Na prática significa que a picape poderá contornar curvas em vias sinalizadas, além de ajustar a velocidade pré-definida pelo motorista e aplicar totalmente os freios de forma automática. Com o pacote, a Rampage passa a contar com assistentes de direção autônoma nível 2.
Mas para que tudo funcione, o motorista deve ser participante da condução. Ele deve estar sempre com as mãos ao volante, que é monitorado por tempo integral por sensores capazes de perceber as mãos sobre o volante.
O sistema ADAS nível 2 está disponível nas versões Rebel, Laramie e R/T, com exceção da versão de entrada Big Horn.
Ofensiva da Rampage
Com 23,6 mil unidades comercializadas em 2024, a Stellantis decidiu intensificar sua estratégia de mercado. O volume garantiu o oitavo lugar no ranking geral de picapes, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Mas o grupo quer abocanhar um naco maior do mercado. A Ram ampliou a linha da picape, com a nova versão de acesso Big Horn, assim como a introdução do motor 2.2 turbodiesel de 200 cv. A unidade substituiu o antigo turbodiesel 2.0 de 170 cv.