(Divulgação)
Não é de hoje que a Renault estuda o renascimento do R5, um de seus modelos mais emblemáticos e que cansamos de tratar dele, aqui no HD AUTO. No ano passado a francesa celebrou 50 anos do lançamento do carrinho e criou dois conceitos com base na carroceria original.
Em 2021, revelou uma versão futurista e elétrica do carrinho. Agora, essa mesma proposta aparece com o emblema Alpine, a marca esportiva do grupo e batizado de A290 Beta Concept.
A novidade é que o estudo servirá de base para finalmente um esportivo compacto, que faz parte do projeto Dream Garage, que estreia em 2024. 100% elétrico, o carrinho combina desenho moderno com elementos eternizados pelo R5 original,
Mas com a musculatura da endiabrada versão Turbo. Um foguete que trazia motor central traseiro, instalado atrás do banco do motorista. Uma insanidade de engenharia que fez sucesso nas pistas e tornou esse compacto mudado um dos esportivos mais temidos dos anos 1980.
“O A290 Beta é a primeira etapa da nova era da Alpine, o primeiro passo em direção à Dream Garage totalmente elétrica em 2024. Este show car urbano reescreveu o manual para escotilhas elétricas. o futuro, com uma experiência quotidiana do espírito do desporto motorizado que inspirou a marca desde a sua criação”, explica o CEO da Alpine, Laurent Rossi.
O visual externo do A290 está próximo do carro de produção. Elementos decorativos como os as luzes auxiliares deverão ser trocadas por refletores convencionais. Retrovisores e maçanetas deverão receber formatos funcionais, assim destalhes aerodinâmicos, mais próximos da realidade de um carro de produção.
No entanto, o carrinho já mostra que sua carroceria conta com quatro portas, mesmo que as traseiras fiquem camufladas para não descaracterizar sua proposta esportiva. Na traseira, deverá ser mantido o aerofólio integrado. Trata-se de uma peça que traz uma releitura moderna do apêndice aerodinâmico do R5 Turbo original
Já por dentro tudo é fantasia ainda. O interior futurista, com banco central, como num McLaren F1, deverá dar lugar a assentos convêncionais. O painel também ganhará formato funcional com disposição padrão da instrumentação.
O que ainda é mistério também é a motorização do A290. A Renault conta com uma ampla gama de motores elétricos em linha. Desde do modesto motor de 65 cv do Kwid E-Tech (Dacia Spring), assim como a unidade de 136 cv do Zoe E-Tech.
Mas para um carrinho de proposta esportiva, a marca poderá apostar numa unidade um pouco mais pujante como a unidade de 220 cv do Mégane E-Tech. Agora é aguardar.
Leia também:
'Xerife' encontra 39 barras de maconha escondidas em barril em estrada de Nova Lima
Único de Minas, Hulk é o atacante da seleção da quinta rodada do Brasileirão