Se o brasileiro (e boa parte do mundo) é alucinado pela Toyota, muito se deve ao BJ, que por aqui chamamos de Bandeirante. Esse utilitário foi o modelo que abriu os caminhos da marca japonesa nos anos 1950.
Agora, depois de 72 anos, a marca apresenta a nova geração do Land Cruiser (sucessor direto do BJ). Com desenho retrô e retilíneo, o novo Land Cruise tem estilo robusto que resgata a essência do velho Bandeirante.
Mas não é só no design que o Land Cruiser quer buscar sua essência. O CEO global da Toyota, Akio Toyoda (neto do fundador da marca), exigiu que o modelo fosse acessível.
Isso porque o Land Cruiser, assim como os demais utilitários, se sofisticou com o passar dos anos e se tornou um carro muito caro. Com a nova geração, a série 250 quer voltar a ser o companheiro para toda hora.
"O Land Cruiser deve ser um carro que apoie a vida das pessoas e das comunidades locais, então o modelo Light Duty deve retornar à verdadeira forma que os clientes procuram”, definiu Toyoda aos engenheiros.
Mas isso não significa que o Land Cruiser seja um carro rudimentar. Pelo contrário, ele oferece pacote farto de conteúdos. A cesta de conteúdos inclui acabamento em couro, partida sem chave, quadro de instrumentos digital, climatização digital de duas zonas, assistentes de condução, multimídia e conexão com smartphones, assim como câmeras de manobras.
A capacidade off-road também não foi esquecida. O carro conta com assistentes eletrônicos para transpor obstáculos, bloqueio eletrônico de diferencial, caixa de redução, assim como diferentes modos de condução, de acordo com o tipo de piso.
Os motores ainda não foram divulgados. Mas a atual geração do SUV conta com três motores, todos V6, sendo dois a gasolina e um a diesel. As potências variam de 211 cv a 310 cv.