A Toyota encerrará as vendas do Yaris no fim deste mês de março. O modelo, que é vendido em carrocerias sedã e hatch, sairá de linha para abrir caminho para a chegada do Yaris Cross.
O SUV compacto híbrido fará sua estreia até o final do ano. É a grande aposta da marca japonesa, que inclusive demandou ampliação da unidade fabril de Sorocaba.
Assim, a marca queima o estoque da dupla até o final do mês, data limite para comercialização de modelos fabricados até final de 2024 e que ainda não atendem ao Proconve L8.
O Yaris
O Yaris chegou ao mercado em 2018. O modelo fez sua estreia com as carrocerias hatch e sedã para concorrer no emergente segmento de compactos "premium".
Ele chegou no embalo de rivais como Volkswagen Polo e Virtus, Fiat Argo e Cronos, Hyundai HB20 e HB20S, além de encarar Honda City e a chegada da segunda geração do Nissan Versa.
Era uma alternativa mais qualificada que o Etios. O irmão lançado em 2012 nunca despontou devido ao seu design pouco agradável e pela qualidade de acabamento bem aquém do padrão Toyota.
A princípio, o Yaris foi vendido com motores 1.3 e 1.5. Posteriormente passou a ser equipado apenas com a unidade 1.5 de 110 cv, combinado com transmissão do tipo CVT, com emulação de sete marchas.
Ao longo de sua trajetória, o Yaris figurou como opção de acesso para o consumidor entrar na marca japonesa. Apesar de a dupla ter emplacado 49 mil unidades em 2024, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a Toyota viu que seria mais vantajoso apostar no SUV do que modernizar hatch e sedã.
E faz sentido, o segmento SUV é o mais aquecido do mercado, o irmão Corolla Cross (que tem preço inicial bem mais elevado) vendeu praticamente o mesmo volume que a dupla de compactos e gerou muito mais rentabilidade.
Assim, quem estiver interessado em comprar um Yaris, é bom ficar atento nas queimas de estoque. Mas corre, pois os preços já sumiram do site oficial da marca.