O ano de 2025 está com a primeira senha nas mãos. E junto com a nova folhinha, o mercado de automóveis promete lançamentos expressivos.
O mercado brasileiro está aquecido, com o melhor desempenho da década. E tudo isso motivou a indústria a apostar em novos modelos, principalmente SUVs.
Depois de um 2024 marcado por um festival de picapes, o mercado voltou a mirar no SUV. O utilitário-esportivo ainda é o carro mais cobiçado da praça, com mais de 30% das vendas. Confira os lançamentos.
Honda WR-V
A Honda já lançou o novo WR-V lá fora e está em fase avançada de desenvolvimento para o Brasil. O modelo virá para competir no segmento de compactos, num degrau abaixo do HR-V (que ela sempre posicionou na faixa de preço dos médios).
Com 4,31 m de comprimento e 2,65 m de entre-eixos, ele não é diminuto, apesar de parecer menor nas fotos. O modelo será equipado com o mesmo motor 1.5 de 126 cv de City e HR-V.
Nissan Kicks
No ano em que completará nove anos de mercado, o Kicks finalmente receberá uma nova geração, com direito a motor eletrificado.
A nova geração tem quase 4,40 m de comprimento, visual arrojado e deverá estrear motor 1.0 turbo, que finalmente entregará o fôlego que o SUV merece.
Toyota Yaris Cross
O SUV do Yaris chegará em 2025. O modelo colocará finalmente a Toyota no segmento de compactos. Com 4,31 m de comprimento, ele tem praticamente a mesma medida do rival da Honda.
Por aqui deverá estrear com o motor 1.5 do Yaris (hatch e sedã) de 110 cv e 15,2 kgfm de torque. No entanto também terá uma versão híbrida.
Volkswagen Taos Híbrido
Eletrificar se tornou palavra de ordem no mercado brasileiro. E a Volkswagen não quer ficar para trás. Um dos primeiros modelos da alemã a ganhar conjunto híbrido será o Taos, que será reestilizado em 2025.
Apesar de a VW não confirmar, é esperado que o SUV ganhe sistema híbrido leve, com módulo 48V, nos mesmos moldes dos Fiat Pulse e Fastback T200 Hybrid, com foco na eficiência e redução de emissões.
Volkswagen Tera
Um dos principais lançamentos de 2025 será o Volkswagen Tera. O aventureiro derivado do Polo Track é aposta da marca alemã para concorrer na faixa de acesso dos utilitários, como Fiat Pulse, Renault Kardian e o novato Citroën Basalt.
O Tera será equipado com motor 170 TSI 1.0 turbo de 116 cv e 17 kgfm de torque. A unidade será combinada com transmissão automática de seis marchas. Mas uma transmissão manual não está descartada para a versão de entrada.