
Chefes de estado geralmente têm seus veículos oficiais. O papa tem seu Papamóvel, que de tempos em tempos é renovado. E até o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem seu Lulamóvel.
O carro foi criado pela Volkswagen para marcar a visita do chefe do executivo nacional e seu vice, Geraldo Alckmin à fábrica de Anchieta, em São Bernardo do Campo. O Lulamóvel em questão é um Virtus conversível.
O carro tem como base a versão Exclusive, com motor 250 TSI 1.4 de 150 cv e 25 kgfm de torque, combinado com transmissão automática de seis marchas. A modificação basicamente consistiu na remoção do teto e instalação de uma barra transversal que funciona como apoio de mão. Até mesmo as portas da segunda fileira foram preservadas, o que demandaria a fabricação de um molde para uma possível carroceria duas portas, que é convencional nos conversíveis.
Ele foi utilizado na visita de Lula, durante o novo anúncio de investimentos da VW. A marca irá desembolsar mais R$ 9 bilhões para melhorias nas unidades fabris e lançamento de novos produtos, inclusive seu primeiro elétrico nacional.
Lula e Alckmin desfilaram em carro aberto, que foi conduzido pelo presidente da VW no Brasil, Ciro Possobom. Por não ser homologado e ser apenas um show car, o Virtus conversível desfilou apenas dentro das dependências da fábrica. O destino do carro será o acervo da Volks.
Outros conversíveis presidenciáveis
O Virtus não foi o primeiro carro aberto a conduzir um presidente da república. O próprio Lula e Alckmin já desfilaram em outros dois carros abertos da Volks: um Polo (2003) e um Fox (2005), durante o primeiro mandato do petista, época em que o tucano era governador de São Paulo.
Em 1993, o então presidente, Itamar Franco, também desfilou em um conversível da VW. O carro era um Fusca, que foi criado para marcar o retorno da produção do carrinho, a pedido do próprio Itamar.
Em 1959, Juscelino Kubitschek também desfilou em um Fusca conversível. Na ocasião, JK foi a São Bernardo para a inauguração da fábrica de Anchieta