O Volkswagen Gol está em seus últimos dias de carreira. A marca já tem uma edição de despedida, batizada de Last Edition. E para ocupar a vaga deixa pelo “cavalo de batalha”, a VW elaborou uma versão de pé de boi do Polo.
O Polo Track acaba de chegar por R$ 79.990, o mesmo preço que a marca oferecia o Gol 1.0. Para ocupar o flanco deixado pelo velho guerreiro, que estava em linha por 42 anos, foram necessários ajustes.
Na verdade, a palavra certa seria “remoções”. O Polo Track ganhou para-choques e faróis mais simples que a linha atual do hatch. Além de ter custo de produção mais barato, o desenho das peças também busca distanciar o “popular” do restante da linha.
Essa separação entre a versão e as demais, é acentuada na tampa do porta-malas, que não tem o nome do carro grafado. No lugar é há um adesivo com a inscrição Track. Ou seja, amanhã nem será chamado mais de Polo.
O farol de parábola simples é mais largo, justamente para acomodar o refletor mais espartano. Para compor o conjunto, a grade também foi redesenhada, em estilo colmeia. Ela também é mais larga que no Polo “padrão”. E por fim, os para-choques também ganharam novas formas, de montagem mais simples e barata (para a fábrica).
Interior do Polo Track
Por dentro, a lógica do exterior se aplica. O Track ganhou acabamento ainda mais rudimentar que o restante da linha. Os diferentes tipos de aplique do painel foi substituído pelo mesmo material do topo do painel.
O quadro de instrumentos digital da linha 2023 não aparece nessa versão. Pode parecer pior, mas é até uma vantagem, pois os mostradores analógicos contam com conta-giros, item que foi removido no cluster digital.
Os bancos também seguem o padrão da linha 2023, sem encosto de cabeça ajustável. O tecido também é mais simples e a lista de série conta apenas com direção elétrica, ar-condicionado e vidros dianteiros elétricos. Janelas traseiras e retrovisores têm ajuste manual.
Ele também não conta com sistema de som. Mas a VW afirma que durante a campanha de pré-venda, os compradores receberão um rádio, com Bluetooth e controles no volante.
Motor
Sob o capô, o Polo Track utiliza a unidade MPI 1.0 de 84 cv e 10,3 kgfm de torque. Esse motor já é utilizado no Polo MPI, seu irmão de R$ 83 mil. A unidade é combinada com caixa manual de cinco marchas.