A Volkswagen anunciou que voltará a fabricar o Golf no México. O modelo será montado novamente na planta de Puebla.
A transferência da produção da Europa para a unidade mexicana se deve ao processo de reestruturação da VW. O grupo tem amargado prejuízos no Velho Mundo.
A transição de parte da produção para a América Central permitirá que a VW enxugue suas operações na Europa, reduza o volume anual para 734 mil unidades a partir de 2030 e elimine 35 mil postos de trabalho.
Com a reestruturação ela garante que conseguirá investir em novos produtos e tecnologias. E nessa toada sobrou até para o Golf.
O Golf é o carro mais vendido da história da Volkswagen. Ao longo de 51 anos, o hatch vendeu mais de 35 milhões de unidades.
Apesar do maior interesse do mercado por SUVs e a tendência de eletrificação, o hatch ainda tem grande impacto nas operações da marca. E a mudança para o México tornará a chegada do modelo mais fácil para o Brasil.
A VW já tinha anunciado que voltaria a importar a versão esportiva GTI para o Brasil. Com a transferência da produção, o Golf deverá chegar mais barato, sem o peso da taxa de importação, uma vez que Brasil e México contam com acordo comercial que isenta a cobrança.