Velório de ex-presidente do PT em BH começa com a presença de Lula, Rui Falcão e Pimentel

Giulia Mendes e Raul Mariano - Hoje em Dia
05/10/2015 às 10:44.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:56
 (Flávio Tavares)

(Flávio Tavares)

Amigos e familiares do ex-presidente do PT e da Petrobras José Eduardo Dutra, 58, que morreu na madrugada deste domingo (4), em Belo Horizonte, começam a chegar para o velório no Funeral House, que fica no bairro Funcionários, região Centro-Sul da capital. Ele lutava contra um câncer. O ex-presidente Lula chegou por volta de 10h45 ao local, acompanhado do atual presidente nacional da legenda, Rui Falcão e do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT). Os três permaneceram por cerca de 1 hora no local e foram embora pelos fundos.

O secretário nacional de finanças do PT, Marcio Macedo, falou que o ex-presidente Lula e o Pimentel ressaltaram durante o  velório, a importância da liderança que Dutra exerceu pelo partido, "de forma transparente e ética", descreveu o petista. 

O corpo do político chegou no Funeral House na manhã desta segunda-feira. A mãe e a irmã de Dutra foram recebidas no funeral com cumprimentos de amigos, deputados estaduais do partido e do secretario de Direitos Humanos, Nilmário Miranda.

História

Dutra, que nasceu no Rio de Janeiro, mas fez carreira política em Sergipe, assumiu a presidência do PT em 2010, e ficou no cargo apenas até abril de 2011 devido a problemas médicos. No seu lugar, assumiu Rui Falcão, o atual presidente da sigla.

Também trabalhou como um dos coordenadores da campanha da eleição de Dilma Rousseff, em 2010, ao lado de Antonio Palocci e do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

Dutra foi presidente da Petrobras, tendo assumido o cargo em 2003, no primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sendo substituído em julho de 2005 por José Sérgio Gabrielli.

Depois, ele retornou à empresa em 2007, como presidente da BR Distribuidora, deixando o posto em janeiro de 2009 para disputar a presidência do PT, quando foi eleito.

Antes, foi presidente do Sindicato dos Mineiros do Estado de Sergipe, entre 1989 e 1994, e dirigente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), de 1988 a 1990. Em 1994, foi eleito senador por Sergipe.

Atualmente era o primeiro suplente do senador Antonio Carlos Valadares (PSB/SE).

Protestos

Opositores do PT passaram de carro duas vezes pela porta do Funeral House e jogaram flyers com os dizeres hostis sobre petistas e montagens com a presidente Dilma Rousseff (PT). O deputado Durval Ângelo, líder de governo na Assembleia Legislativa de Minas, repudiou o ato e disse que a atitude é de uma "direita nazifacista"

Por volta das 11 horas, três integrantes do grupo Patriotas chegaram ao local do velório portando faixas contra o ex-presidente Lula. Dizeres como "Lula pai de ricos", "traidor" e "Lula na Cadeia" estão estampados em cartazes em frente ao Funeral House. Uma bandeira do Brasil manchada de vermelho também é exibida no local.

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por