Vereador encurta campanha atrás dos "donos dos votos"

Lucca Figueiredo - Do Hoje em Dia
02/09/2012 às 10:20.
Atualizado em 22/11/2021 às 00:57

(Eugenio Moraes)

Eles são apontados como os verdadeiros "donos dos votos" em várias regionais de Belo Horizonte. Em suas mãos, estariam centenas de eleitores. Por isso, ex-vereadores e ex-candidatos ao Legislativo em eleições passadas são disputados a peso de ouro por quem deseja um cadeira na Câmara. Apesar do prestígio, dizem que abriram mão da disputa para apoiar outros nomes em função das "propostas".

Entre os vereadores que ocupam o cargo hoje e que querem a reeleição, pelo menos seis possuem apoio de ex-vereadores. Segundo um parlamentar, que pediu anonimato para evitar desgaste na campanha, a prática é comum. "Isso acontece sempre. Os vereadores oferecem o mundo em troca dos votos", disse.

Seja em uma caminhada ou em eventos, é comum ver ex-vereadores trabalhando. Sempre que possível, eles também discursam. É o caso do ex-vereador Vinícius Dantas (PSB). Mesmo depois que optou por se dedicar aos negócios ele não abandonou a política. Neste ano, o ex-parlamentar apoia o vereador Pablito (PSDB).

Na última sexta-feira (31), ele promoveu um encontro com cerca de 30 funcionários para apresentar o candidato da preferência dele.

"Isso é uma reunião de trabalho. Preciso do apoio ao Pablito e que cada um de vocês peça o apoio de familiares e amigos para ele".

Para todos

Questionado, Vinícius Dantas disse que faz campanha para todos os candidatos da base do prefeito Marcio Lacerda. "Preciso dos interlocutores para trabalhar pela região, mesmo sem mandato".

O ex-vereador Rogério Alckmin (PTN), que cogitou ser candidato mas foi impedido pela Justiça Eleitoral, também está na campanha do tucano.

Outros acertos

Não são só os ex-vereadores que estão na mira dos parlamentares que tentam a reeleição. Os políticos buscam também o apoio de quem não se elegeu em anos anteriores. Alguns chegaram a lançar candidatura, mas desistiram. Jandir Vieira é um exemplo desta situação. Figura conhecida no meio político, ele também fechou parceria com Pablito.

Nos bastidores, a informação é a de que o senador Aécio Neves (PSDB) foi quem intermediou a negociação. Em troca de sair da disputa, Jandir poderá ganhar cargos no gabinete de Pablito na próxima legislatura. Além disso, deve se filiar ao PSDB.

Político nega

Apesar da especulação em torno da articulação de Aécio, Pablito negou o caso. "Vieram comigo porque acreditam no meu trabalho. O Aécio é importante na minha carreira política, mas não tem ligação com isso".

Disputa pode ter efeito contrário

O pedido de ex-vereadores por votos em aliados pode não surtir o efeito esperado. Isso porque algumas pessoas ficam insatisfeitas e consideram o caso como uma “imposição”. No caso de Vinícius Dantas (PSB) com Pablito (PSDB), alguns dos funcionários reclamaram da reunião. "Perdi meu horário de almoço todo para escutar conversa de político", afirmou uma das funcionárias do estabelecimento comercial de Dantas, onde foi realizada a reunião. Outro trabalhador chegou a dizer que "o patrão tem que preocupar é com a padaria e não com voto de vereador".

Outras pessoas que estavam no local ficaram animadas com a reunião. "Se o senhor Vinícius pediu é porque a gente pode confiar. Vamos dar um voto de confiança".

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por