Vida dura não abona predicados do Bravo

Marcelo Ramos - Hoje em Dia
03/06/2015 às 06:26.
Atualizado em 17/11/2021 às 00:19

(Fiat)

Concorrer no segmentos de hatches médios não é fácil. A Fiat sabe disso com seu Bravo. Lançado no Brasil no fim de 2010, o modelo italiano se tornou referência, numa época em que os rivais eram os finados Golf (quarta geração) e Chevrolet Vectra GT e rivalizava com a segunda geração do Focus e a coqueluche Hyundai i30. O tempo passou e ele assistiu à chegada de concorrentes de peso, como Cruze Sport6, e das novas gerações do Golf, Focus, i30, além do inexpressivo Peugeot 308.

Hoje, o Bravo é o último de seu segmento, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), com apenas 5% de participação, tendo Focus e Golf no topo da tabela. Mas o maior inimigo do Bravo está em seu quintal e se chama Punto.

Isso porque, mesmo com dimensões menores que o Bravo, o Punto oferece pacote de conteúdo semelhante ao do irmão maior e é mais barato, mesmo na versão mais sofisticada, abaixo da T-Jet, que também é equipado com motor 1.8 16v de 132 cv. O Bravo parte dos R$ 63.170 na versão básica Essence, e o Punto BlackMotion tem preço inicial de R$ 57.730.

Andamos no Bravo Essence, versão de entrada da linha. O hatch ganhou um tapinha visual para o Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro passado. Nada expressivo, mas é preciso dizer que o Bravo ainda “veste” bem o motorista, muito superior que o irmão do degrau abaixo. Aliás, um de seus predicados é o conforto.

O motor E-torq 1.8 tem boas respostas mesmo com o câmbio automatizado Dualogic Plus (de segunda geração), e se o motorista for comedido com o pé direito, seu consumo médio com etanol beira na casa dos 7,4 km/l.

O Bravo é bem equipado e conta com direção elétrica, ar-condicionado com saída traseira, trio elétrico, rádio com comandos no volante, mas pode ser incrementado com ar-condicionado digital de duas zonas, retrovisores com rebatimento elétrico, sensores de ré, chuva e crepuscular, sistema de entretenimento e navegação U Connect, câmera de ré e caixa automatizada com trocas por borboletas, seu peso salta para R$ 76.157, superando o todo poderoso Golf TSI 1.4 que parte dos R$ 72.450.

O Bravo ainda “veste” bem o motorista, oferecendo muito conforto para os ocupantes

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