Voos no Brasil são afetados por furacão Sandy nos EUA

Renata Giraldi - Agência Brasil
29/10/2012 às 07:21.
Atualizado em 21/11/2021 às 17:39

BRASÍLIA - Várias cidades norte-americanas interromperam alguns serviços públicos, como transporte e aulas nas escolas, em decorrência da possibilidade de o Furacão Sandy chegar nesta segunda-feira(29) à Costa Leste dos Estados Unidos. A cidade de Nova York praticamente parou, suspendendo o funcionamento do metrô, dos ônibus e trens, além dos colégios.

Mais de 7.600 voos foram cancelados e a empresa Amtrak suspendeu trens no Leste do país. Escolas em Nova York, Filadélfia, Boston, Washington e Baltimore não funcionarão nesta segunda. O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, determinou a retirada de 375 mil pessoas como medida preventiva. O furacão deixou mais de 40 mortos em sua passagem por Cuba, pelo Haiti e pela Jamaica.

A estimativa é que tempestade ameace cerca de 50 milhões de pessoas na região mais populosa dos Estados Unidos, em um raio de 1.300 quilômetros que vai da Costa Leste do país à região dos Grandes Lagos.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o republicano Mitt Romney, que disputam as eleições no próximo dia 6, suspenderam diversos eventos da campanha presidencial. A votação antecipada, que seria realizada em diversos estados, também foi cancelada.


Obama decreta estado de emergência

Obama decretou estado de emergência em Washington, na Columbia, em Nova York e Massachusetts, além de Maryland, como medida de precaução à chegada do Furacão Sandy. O Centro Nacional de Furacões (NHC) estima que o Sandy atinja as regiões da Virgínia, Pensilvânia e de Nova York até a terça-feira (30). Na madrugada desta segunda, o furacão estava localizado a cerca de 320 quilômetros da Carolina do Norte.

O presidente determinou ao administrador de Emergência Federal (Fema) que se prepare para salvar vidas, proteger a propriedade e a saúde pública, assim como buscar a redução de desastres em Maryland, especialmente na cidade de Baltimore. Pelas análises dos especialistas, a maioria dos danos deve gerar árvores caídas, desabamentos e  interrupção do fornecimento de energia elétrica.


Voos cancelados

Os transtornos provocados pelo furacão já são sentidos até no Brasil. Pelo menos oito voos que partiriam daqui para os Estados Unidos precisaram ser cancelados por causa do fechamento de aeroportos no país.

Do total de cancelamentos, seis voos estavam programados para sair do aeroporto internacional de Cumbica, na cidade de Garulhos, em São Paulo, e os demais do aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por