Voto útil também em Minas

27/09/2018 às 00:32.
Atualizado em 10/11/2021 às 02:40

O famoso voto útil, em voga nas eleições para a Presidência da República, também é estratégia de campanha em Minas Gerais. 

Partidos de esquerda contam, nos bastidores, que o PT de Fernando Pimentel está à caça dos votos dos candidatos deles. A ideia difundida é a de que o voto deles no atual governador impedirá a vitória de Antonio Anastasia (PSDB), levando o pleito ao segundo turno. 

O movimento inverso também existe. Há quem pregue o voto em Anastasia na primeira rodada, ao invés, por exemplo, daquele dado a Romeu Zema (Novo). Com isso, a “fatura” poderia ser vencida já na primeira rodada.
Estratégias à parte, fato é que o crescimento de Zema de Adalclever Lopes (MDB) levarão o pleito ao segundo turno, conforme apontam as últimas pesquisas de intenção de votos.

Distância de quatro pontos

É de quatro pontos percentuais a distância entre a pontuação obtida pelo candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro (PSL), na pesquisa Ibope e na Paraná. Na primeira, ele tem 27% enquanto na segunda pontua com 31,2%. Já Fernando Haddad (PT) tem 21% na Ibope e 22% na Paraná.

Em ambas, na Ibope, ambos estão estacionados. Já a Paraná mostra crescimento das duas candidaturas. 

Todas elas apontam que será muito difícil a eleição terminar no primeiro turno, como pregam algumas das campanhas eleitorais. 

Na berlinda
Um dia após o Tribunal de Contas do Estado emitir notificação para que o governador Fernando Pimentel explique-se sobre a antecipação de impostos (no caso, o ICMS) determinado às empresas de energia elétrica (leia-se Cemig), o Estado anunciou o pagamento antecipado do escalonamento do funcionalismo. 

A Secretaria da Fazenda informa que o depósito da última parcela dos salários, inicialmente previsto para o dia 28/9, foi antecipado para ontem. 

O Ministério Público de Contas apontou diversas irregularidades na operação de antecipação de impostos e ainda demonstrou o temor de que a conta fique para o próximo governador. 
Enquanto isso, oposicionistas como o deputado Sargento Rodrigues dizem que a medida é eleitoreira, uma vez que ocorreu apenas nas proximidades do pleito. O advogado-geral do Estado apresentou ontem a defesa do governador, sustentando não conter ilegalidades na medida. 

O Boticário em Dubai
O Boticário, maior rede de cosméticos do mundo, abriu as portas nesta semana de sua primeira loja em Dubai, nos Emirados Árabes. A inauguração é resultado de uma parceria firmada com a Milennium Capital, fundo de investimento local, e vai levar para o Oriente Médio um portfólio de mais de 400 itens da marca.

“Somos hoje uma marca forte, consolidada e muito admirada no Brasil. Temos uma proposta de valor e um portfólio capaz de competir em qualquer mercado do mundo”, explica o vice-presidente de Franquias do Boticário, André Farber. Valores não foram divulgados.

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por