PUNIÇÃO À VISTA

Manchester City pode ser expulso da Premier League por violar regras financeiras mais de 100 vezes

Alecsander Heinrick
esportes@hojeemdia.com.br
06/02/2023 às 14:25.
Atualizado em 06/02/2023 às 14:25
 (Divulgação/ManchesterCity)

(Divulgação/ManchesterCity)

O Manchester City está sendo acusado pela própria liga da Inglaterra, a Premier League, de infringir diversas regras financeiras da liga em mais de 100 ocasiões, após uma investigação de quatro anos. O julgamento será feito por uma comissão independente e imparcial.

Em nota em seu site, a Premier League informa todas as infrações cometidas pelo Manchester City entre as temporadas 2009/10 e 2017/18. A principal acusação é de que o clube maquia as injeções de dinheiro feitas pelo dono, o Sheik Mansur bin Zayed, da família real dos Emirados Árabes, como patrocínios. 

Além disso, a Premier League acusa o Manchester City de atrapalhar as investigações. Por outro lado, o clube se diz “surpreso” pelas acusações “principalmente devido ao extenso envolvimento e à vasta quantidade de materiais detalhados” enviados, disse o clube em pequena nota.

As punições ao time de Manchester podem variar desde a perda de pontos na tabela na atual temporada da Premier League, até a expulsão do clube da liga. Caso condenado, a pena recebida pelo City não caberá recurso.

De novo?

Em 2020, o Manchester City já havia sido punido por quebrar regras financeiras  da UEFA. O clube foi banido de disputar a Champions League por dois anos. No entanto, diferente do caso na Premier League, eles conseguiram entrar com recurso no Tribunal Arbitral do Esporte (CAS) e anular as punições.

Em 2022, o treinador do time, Pep Guardiola, considerado o melhor do mundo, afirmou em coletiva que deixaria o clube se fosse “enganado” pelos donos. “Quando defendo o clube e as pessoas, é porque eu trabalho com eles. Quando há suspeitas e acusações, peço para que eles me expliquem, e quando me explicam, ok, eu acredito. Mas eu digo que, se estiverem mentindo para mim, não estarei aqui no dia seguinte. Eu vou sair e vocês não serão meus amigos mais", disse o treinador.

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por