Só River Plate e grandes goleadas podem tirar melhor campanha da fase de grupos do Atlético

Frederico Ribeiro
fmachado@hojeemdia.com.br
19/05/2017 às 02:26.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:37

O Melgar, adversário do Atlético na última Libertadores, quase operou um "milagre" no Peru, mas não conseguiu vencer o River Plate. Os argentinos, com o 3 a 2 a favor, terão grandes chances de terminar a fase de grupos com a melhor campanha e tirar o Galo, que ocupa o atual posto. O River soma os mesmos 13 pontos alvinegros, com um jogo a menos. Encara o Independiente Medellín em casa na próxima semana e um empate lhe garante o primeiro lugar geral da etapa de grupos.

Mas somente goleadas assombrosas poderão fazer o Galo despencar no ranking geral dos classificados em primeiro lugar. Faltando apenas uma rodada para 6 dos 8 grupos, o Atlético ainda pode ser ultrapassado neste ranking por quatro equipes, incluindo o River Plate. Mas, à exceção do time de Núñez, os outros times teriam de vencer com massacre para superar o alvinegro. A vantagem do Atlético se sustenta principalmente no saldo de gols, que é o primeiro critério de desempate. O alvinegro de Roger Machado tem 11 gols de saldo. Ainda conta com 17 gols marcados, que é o segundo critério para desempate.Reprodução/Conmebol

Dos times que ainda podem chegar aos 13 pontos do Atlético, três são brasileiros: Botafogo, Palmeiras e Grêmio. O Fogão venceu nesta quinta-feira (18) e já está classificado. Com 10 pontos, teria de vencer o Estudiantes na Argentina por 10 a 0. Ainda teria de ultrapassar o Barcelona de Guayaquil, outro que pode chegar aos 13 pontos do Atlético, mas somente uma goleada também de 10 a 0 lhe deixaria acim ado Galo no ranking dos primeiros colocados. Irreal.

Palmeiras e Grêmio farão o sexto jogo da fase de grupos como mandantes. O verdão, também com 10 pontos, terá de vencer o Atlético de Tucumán-ARG em São Paulo por 9 a 0 para ficar a frente do Atlético. A missão do Imortal Tricolor, contra o Zamora em Porto Alegre, é menos complicada: 7 a 0. 

No mesmo grupo gremista, o atual segundo colocado Guaraní-PAR também tem os mesmos 10 pontos e recebe o Deportivo Iquique. Apenas um atropelo de 9 a 0 contra os chilenos daria ao time paraguaio uma colocação acima da do Atlético na listagem dos 1º colocados dos grupos. Reprodução/Conmebol

LANÚS
Neste exercício de futurologia de como ficará o Atlético entre os primeiros colocados; é preciso acrescentar o Lanús. O time argentino perdeu por 2 a 1 para a Chapecoense, mas denunciou na Conmebol que o time de Santa Catarina utilizou um jogador irregular, o zagueiro Luiz Otávio, que inclusive marcou o gol da vitória. Caso a entidade dê parecer favorável aos argentinos, o duelo é declarado Lanús 3x0 Chape.

Desta feita, a equipe da Grande Buenos Aires volta a estar na briga para ultrapassar o Atlético. Ficaria com 10 pontos e um jogo a fazer, contra o Nacional do Uruguai, fora de casa. Teria de vencer os uruguaios por 4 gols de diferença para ter mais saldo que o Galo (+12x+11). 

QUEM AINDA PODE PASSAR O GALO E O QUE DEVEM FAZER:

Barcelona de Guayaquil-EQU 
Pontos: 10
Jogos a fazer: Atlético Nacional-COL, fora
Pontuação máxima: 13
Saldo de gols: +2
Gols marcados: 7
Gols marcados como visitante: 4
Resumo:Tem 10 pontos e pode fazer os mesmos 13 do Atlético se vencer o Atlético Nacional (eliminado) na Colômbia. Com apenas 2 gols positivos de saldo, teria de fazer, por exemplo, 10 a 0 nos colombianos para passar o Galo no primeiro critério de saldo de gols. Virtualmente, não passará o Atlético. 

Botafogo 
Pontos: 10 pontos
Jogos a fazer: Estudiantes, fora
Pontuação máxima: 13
Saldo de gols: +2
Gols marcados: 6
Gols marcados como visitante: 3
Resumo: Praticamente a mesma situação do Barcelona. Pode chegar aos 13 pontos do Galo se vencer o Estudiantes e ultrapassar o Barcelona para terminar em 1º lugar no grupo. Encara o Estudiantes na Argentina e precisaria vencer por 10 gols de diferença para ficar na frente do Atlético, superando o Galo no saldo de gols. 

River Plate-ARG 
Pontos: 13
Jogos a fazer: Independiente Medellín, em casa
Pontuação máxima: 16
Saldo de gols: +6
Gols marcados: 13
Gols marcados como visitante: 8
Resumo: É o único time que pode fazer mais do que os 13 pontos do Atlético no fim da fase de grupos. Ultrapassará o Atlético caso não seja derrotado em casa diante do Independiente Medellín. Qualquer resultado de derrota o deixará atrás do Galo na lista dos primeiros colocados.

Palmeiras 
Pontos: 10
Jogos a fazer: Atlético de Tucumán, em casa
Pontuação máxima: 13
Saldo de gols: +2
Gols marcados: 10
Gols marcados como visitante: 6
Resumo: Tem 10 pontos e um jogo a fazer. Pode chegar 13 pontos do Galo. Teria de vencer o Atlético de Tucumán, na última rodada, em casa, por 9 gols de diferença, para igualar o saldo do Galo (+2 x +11). Automaticamente, superaria o ataque do Galo (10 x 17). Tem os mesmos gols fora do Galo (6x6) e está atrás no Ranking da Conmebol.

Grêmio 
Pontos: 10
Jogos a fazer: Zamora, em casa
Pontuação máxima: 13
Saldo de gols: +5
Gols marcados: 11
Gols marcados como visitante: 4
Resumo: Tem 10 pontos e um jogo a fazer. Pode chegar aos 13 pontos do Galo. Enfrenta o Zamora em casa. Com saldo de +5, teria de vencer os venezuelanos marcando sete gols ou mais e manter uma diferença de gols de seis. Assim, poderia empatar em saldo com o Galo (+11) e, automaticamente, teria mais gosl totais que o alvinegro, que tem 17. O Imortal Tricolor não pode superar o Atlético nos gols marcados fora de casa. 

Guaraní-PAR
Pontos: 10
Jogos a fazer: Deportivo Iquique
Pontuação máxima: 13
Saldo de gols: +2
Gols marcados: 9
Gols marcados como visitante: 5
Resumo: Tem 10 pontos e um jogo a fazer. Pode chegar aos 13 pontos do Galo. Enfrenta o Deportivo Iquique em casa e precisa ultrapassar o Grêmio para ficar em 1º do grupo. Precisa fazer mais 9 gols de saldo para igualar o Atlético e, automaticamente, vencer o Galo no critério de gols totais marcados (18x17).

Obs: Barcelona e Botafogo estão no mesmo grupo, apenas um deles poderá ter melhor campanha que o Galo entre os classificados em 1º lugar. O mesmo acontece com Grêmio e Guaraní

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por