Consumo

Cervejas sem álcool poderão deixar de pagar imposto por cinco anos

Da Redação*
portal@hojeemdia.com.br
02/05/2022 às 16:48.
Atualizado em 02/05/2022 às 16:52

Boa notícia para quem bebe cerveja sem álcool, seja pela consciência como motorista, seja por doenças que impedem o consumo, como diabetes: um projeto quer zerar o imposto pago por esse tipo de produto.

Está tramitando na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei (PL) 967/22 que isenta do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) esse tipo de bebida, atualmente sujeita a uma alíquota de 6%. O texto prevê a isenção por um período de cinco anos.

“A cerveja sem álcool, ao contrário da cerveja com álcool, é uma bebida não prejudicial à saúde, com poucas calorias e baixo teor de carboidratos, feita com ingredientes naturais, como cereais, e livre de açúcares, adoçantes, corantes e aromatizantes”, afirma o autor do PL, deputado federal João Daniel (PT-SE), na justificativa da proposta.

O parlamentar lembra ainda que o consumo excessivo de álcool é um grave problema de saúde pública. “Na faixa etária de 20 a 39 anos, aproximadamente 13,5% do total de mortes do mundo são atribuíveis ao álcool”, comenta João Daniel, a partir de dados da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

O PL 967/22 tramita em caráter conclusivo na Câmara e será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se for aprovado sem ressalvas, poderá seguir direto para o Senado.

(*) Com Agência Câmara de Notícias.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por