Cadastramento na rede de educação infantil em BH termina na próxima sexta

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
18/10/2017 às 16:22.
Atualizado em 02/11/2021 às 23:17
 (Maurício Vieira)

(Maurício Vieira)

O cadastramento da Educação Infantil para 2018 da rede pública municipal de Belo Horizonte termina na próxima sexta-feira (20). Podem se cadastrar crianças até 5 anos de idade.

O processo de cadastramento teve início em setembro e está sendo todo feito por meio da internet. Os pais ou responsáveis devem preencher os formulários acessíveis nohttps://prefeitura.pbh.gov.br/ .

Segundo a Secretaria Municipal de Educação (Smed), o cadastro de crianças de 4 a 5 anos pela internet é feito desde 2015, mas é a primeira vez que  o serviço é aberto também para crianças de 0 a 3 anos. A ideia é levantar a demanda existente na cidade e distribuir as vagas disponíveis no ano que vem. 

Mudanças na lista de espera

Atualmente, todas as crianças que se cadastram para a pré-escola têm vagas garantidas, mas na faixa etária de 0 a 3 anos as famílias estão sujeitas à disponibilidade de vagas. Até o ano passado, os pais e responsáveis se inscreviam na Umei ou na escola de interesse e, caso não conseguissem a vaga, passavam a integrar a lista de espera daquela unidade. O cadastro era permitido em mais de uma unidade.

Para 2018, os interessados estão fazendo o cadastro na internet e o sistema vai encaminhar a criança para a unidade escolar mais próxima ao endereço informado no formulário. Dessa forma, a lista de espera será formatada automaticamente e o sistema vai evitar duplicidade na distribuição das vagas.

Outra mudança no cadastramento 2018 é o reforço dos critérios de vulnerabilidade. Este ano, assim como no ano passado, 70% das vagas para as crianças de 0 a 3 anos serão distribuídas a partir dos critérios de vulnerabilidade e outros 30% a partir do sorteio público. A diferença para o último cadastro é que toda a lista de espera das Umeis é formada considerando os critérios de vulnerabilidade e os integrantes do sorteio são todos aqueles que não foram contemplados na distribuição de vagas.

Critérios gerais para o cadastro

  • Podem ser cadastradas apenas as crianças residentes dentro dos limites territoriais do município de Belo Horizonte.
  • No ato do cadastro, os pais ou responsáveis devem preencher uma ficha virtual, informando o nome completo da criança, idade e endereço.
  • Será considerado apenas um cadastro por criança e caso haja alguma duplicidade, o sistema vai considerar apenas o último realizado.
  • Para solicitar uma vaga na pré-escola, a criança deve ter nascido entre 01/07/2012 e 31/03/2014.
  • Já para se cadastrar para uma vaga de creche, as crianças devem ter nascido a partir de 01/04/2014.

* Fonte: PBH

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por