Tempo real

Minas vai triplicar praças de pesagem nas estradas, que terão monitoramento 24 horas por dia

Pedro Faria
pfaria@hojeemdia.com.br
05/04/2023 às 17:14.
Atualizado em 05/04/2023 às 18:05
 (Valéria Marques/Hoje em Dia)

(Valéria Marques/Hoje em Dia)

O número de praças de pesagem nas rodovias estaduais será  triplicado até o fim deste ano em Minas. Os pontos de parada obrigatória também irão receber câmeras para monitorar e fiscalizar pontos das estradas.

A promessa foi feita nesta quarta-feira (5) durante a inauguração do Centro de Controle Operacional (CCO), espaço que funcionará 24 horas em Belo Horizonte com acesso às imagens em tempo real.

Atualmente, existem 14 praças de pesagem no Estado. Três já são monitoradas pelo CCO: Arcos, Itaúna e Pouso Alegre. Segundo o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DER-MG), o número passará para 40.

Nos primeiros meses de operação, o videomonitoramento será limitado às proximidades dos terminais de pesagem. A expansão será gradativa, com a meta de acompanhamento da malha viária estadual.

No CCO, técnicos e servidores do DER darão suporte às equipes nas estradas. De acordo com o diretor de Operação Viária do órgão, Cristiano Coelho, será possível ver a situação das praças, se há retenções nas vias e sinalizações, dentre outros serviços. "O objetivo é monitorar e fiscalizar de forma remota, a operação das praças de pesagem e outros pontos”.

Centro de Controle
Para viabilizar o projeto serão investidos R$ 34 milhões na aquisição da tecnologia de tráfego. O CCO também auxiliará as rotinas de operação nos terminais metropolitanos, no entorno do Aeroporto de Confins e na realização de ações educativas. 

O banco de dados formado a partir do CCO será aproveitado não apenas pela engenharia e fiscalização do DER-MG, mas também para conhecimento estatístico da malha viária estadual.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por