SAVASSI

Polícia Civil instaura inquérito para investigar denúncia de discriminação em shopping de BH

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
22/03/2022 às 14:47.
Atualizado em 22/03/2022 às 14:55
 (Reprodução / Redes Sociais Júlia Gomes)

(Reprodução / Redes Sociais Júlia Gomes)

Um inquérito foi instaurado nesta terça-feira (22) pela Polícia Civil para investigar uma denúncia de discriminação, ocorrida em um shopping da região Centro-Sul de Belo Horizonte. 

Nos próximos dias, os envolvidos na ocorrência serão intimados para esclarecimentos na Delegacia Especializada de Investigação de Crimes de Racismo, Xenofobia, LGBTfobia e Intolerância Correlatas. A natureza do crime só poderá ser atribuída após a investigação. 

O caso, registrado no último sábado (19), envolve Júlia Gomes, de 18 anos, e foi exposto nas redes sociais. A jovem disse que passeava pelo shopping quando foi abordada por um segurança, que teria questionado o que “ela estava fazendo ali”. 

Segundo Júlia, a pergunta foi feita quando descia a escada rolante, deixando-a coagida e constrangida. Abalada, a jovem foi para a praça de alimentação, onde aguardou pelo tio, o artista visual e empresário Vitor Bedeti. 

Após o ocorrido, os dois procuraram a chefe dos seguranças do shopping para relatar o caso e pedir providências.

Nessa segunda-feira (21), Júlia publicou um vídeo no Instagram. Ela agradeceu as mensagens de apoio e carinho que vem recebendo. "Isso me dá forças para continuar e levar o caso adiante". 

O que diz o shopping

Em nota, o centro de compras informou que está apurando os fatos e reitera que não compactua, não tolera e repudia qualquer atitude discriminatória.

"Imediatamente ao tomar conhecimento da situação relatada pela cliente, a equipe de atendimento prestou suporte a ela e buscou verificar o ocorrido. O segurança que fez contato com a cliente afirmou que a abordou para lhe oferecer ajuda".

O shopping também disse que permanece aberto ao diálogo e está à disposição das autoridades.

Insatisfeito com o a resposta recebida do centro de compras, Vitor Bedeti desabafou no Instagram: "Não se trata de um pedido de desculpas, queremos saber quais impactos nossa denúncia causa na mobilização necessária para que esses episódios de racismo não se repitam", disse.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por