Cavalo elétrico

Ferrari anuncia lançamento do superesportivo híbrido 296 GTB no Brasil

Marcelo Jabulas
@mjabulas
Publicado em 05/07/2022 às 10:59.
Com consumo de carro popular, Ferrari 296 GTB combina motor V6 biturbo e unidade elétrica que somam 830 cv; estima-se que terá valor perto dos R$ 10 milhões (Ferrari/Divulgação)

Com consumo de carro popular, Ferrari 296 GTB combina motor V6 biturbo e unidade elétrica que somam 830 cv; estima-se que terá valor perto dos R$ 10 milhões (Ferrari/Divulgação)

Se o amigo anda querendo comprar uma Ferrari, mas está preocupado com o consumo, seus problemas acabaram. A marca italiana anunciou que irá importar para o Brasil a 296 GTB. Trata-se de modelo híbrido que combina motor V6 biturbo com uma unidade elétrica.

O modelo é o terceiro carro da marca a utilizar conjunto eletrificado. A primeira experiência foi com a exótica LaFerrari, que incorporou tecnologia que a fabricante de Maranello utilizava na Fórmula 1. 
Posteriormente ela lançou a SF90 Stradale, que combinava o V8 biturbo 4.0 da casa com três módulos elétricos. A somatória dos três motores é de 1.000 cv.

Agora o 296 GTB chega para ampliar a presença eletrificada na marca. O modelo é equipado com bloco V6 biturbo 3.0 de 663 cv, associado a uma módulo elétrico que eleva a cavalaria para 830 cv e 75,5 kgfm de torque. 

O modelo pode percorrer até 25 km apenas na eletricidade. E a máxima, no modo 100% elétrico é de 135 km/h. Ou seja, dá para ir na padaria sem se preocupar se esse “potrão” está exagerando no petróleo.

No entanto, quando se combina os motores, a cuíca ronca com vontade. A aceleração de 0 a 100 km/h do 296 GTB é de 2,9 segundos e a máxima é de 330 km/h. 

V6

A 296 é o segundo modelo de rua de Maranello a utilizar motor V6. O primeiro foi o Dino 246, que chegou nos anos 1960 para ser uma linha de acesso da Ferrari. 

Apesar de o estilo arrojado, do nome que batizava o filho do comendador Enzo, os puristas torceram o nariz para o esportivo que teve apenas 3,7 mil unidades produzidas. A bronca dos ferraristas era que um cavallino rampante de verdade teria que ter 12 cilindros.

O modelo desembarca por aqui até dezembro e ainda não teve seu preço divulgado, mas deverá chegar por aqui na faixa dos R$ 9 milhões. Isso porque nos Estados Unidos, a berlinetta eletrificada custa nada suaves US$ 568 mil (R$ 3 milhões). 

Por lá um, uma F8 Tributo é vendida por US$ 276 mil. (R$ 1,46 milhão). Por aqui, o modelo V8 é vendido por R$ 4,2 milhões. 

Mas com a gasolina o preço que está, vale a pena pagar quase R$ 10 milhões numa Ferrari híbrida, ainda mais quando ela registra consumo médio de 15,6 km/l. Quem são Fiat Mobi e Renault Kwid na fila do posto.

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