Aposentados e pensionistas

INSS paga 2ª parcela do 13º para quem recebe acima do mínimo e tem NIS com final 4 e 9

Os pagamentos serão até sexta-feira (7) de junho. Especialista recomenda uso consciente do dinheiro para pagar despesas obrigatórias e, se possível, poupar uma parte do valor

Do HOJE EM DIA*
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 06/06/2024 às 09:35.Atualizado em 06/06/2024 às 09:54.
Os pagamentos serão até sexta-feira (7) de junho. (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Os pagamentos serão até sexta-feira (7) de junho. (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Os aposentados e pensionistas com final do Número de Inscrição Social (NIS) 4 e 9 e que ganham acima de um salário mínimo recebem a segunda parcela do 13º nesta quinta-feira (6). Segundo calendário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o pagamento aos beneficiários vai até o próximo dia 7, com as datas definidas de acordo com o dígito final do NIS.

Este é o quinto ano seguido em que os segurados do INSS recebem as parcelas antecipadas, antes das datas tradicionais, em agosto e em dezembro. O economista e educador financeiro Francisco Rodrigues afirma que o dinheiro deve ser utilizado de forma consciente. 

“Usar com muita consciência. Priorizar as despesas obrigatórias. Água, energia, alimentação, medicações, exames e moradia. Se tiver contas em atraso ou com o nome no SPC Serasa, tentar quitar ou renegociar. Muito importante também poupar um percentual ou a parcela. Integral. Por que? Para servir como reserva financeira para o restante do ano”, sugere o educador financeiro.

Os pagamentos do 13º para quem recebe acima do mínimo começaram na segunda-feira (3). Já para quem ganha um salário mínimo, o pagamento 13º começou dia 24 de maio e também vai até dia 7 de junho. 

Confira o calendário de pagamento: 


Consultar valores 

As datas de pagamento e o extrato com os valores do 13º estão disponíveis no aplicativo Meu INSS. Os segurados também podem consultar o site gov.br/meuinss ou ligar para o telefone 135 – disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h - para conferir a liberação de sua parcela. 

*Com informações do site Brasil 61

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por