A data mais romântica do calendário deixa animados casais e também o comércio da capital. O Dia dos Namorados deve injetar R$ 2,17 bilhões na economia belo-horizontina em junho, estima a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-BH). A cifra é 1,87% maior do que a registrada no ano passado e reflete o otimismo da maioria dos empresários. Para 56% dos entrevistados em um levantamento da instituição, as vendas devem ser melhores do que em 2023.
Se a projeção dos lojistas se confirmar, este não será um 12 de junho de carestia. De acordo com a pesquisa da CDL-BH, os consumidores devem gastar em média R$ 221,81 por produto, um tíquete médio 22% mais alto do que no ano passado. Espera-se que os clientes comprem, em média, dois itens nesse valor, o que deve fazer o presente para a cara-metade sair por nada módicos R$ 443,62 – o equivalente a 31% do salário mínimo, hoje em R$ 1.412.
A liquidação de produtos é a principal carta na manga dos lojistas para alavancar os negócios: 62% dos 150 participantes da enquete acreditam que este será o principal fator a contribuir para as vendas.
Em seguida aparecem a flexibilidade na forma do pagamento (9,3%), a divulgação (6,7%), o aumento do emprego para os consumidores (5,3%) e o bom atendimento (4,7%).
Já o que mais pode prejudicar o consumo neste ano, na opinião dos empresários, é a falta de agilidade e cordialidade no atendimento (52%). Aumento do preço dos produtos (18%), desemprego (11,3%), inadimplência (6,7%) e diminuição da renda dos trabalhadores (3,3%) são outros aspectos apontados.
Para os empresários, 76% dos clientes vão optar pelo parcelamento das compras no cartão de crédito, sendo três vezes a escolha mais provável.
Maioria dos comerciantes pretende investir na decoração da loja
Em meio a tanta concorrência, a maioria dos comerciantes pretende investir na decoração da loja para atrair e fidelizar a clientela. Caprichar na vitrine e nos enfeites será a tática de nove em cada dez lojistas da capital ouvidos na pesquisa. Divulgar os produtos (70%), variar os itens oferecidos (68,7%) e flexibilizar ou facilitar o pagamento (54%) são outras estratégias citadas.
O levantamento também mostrou que, quando o assunto é vender, há enorme peso na divulgação de produtos por meios digitais, mas ainda sem deixar de lado ferramentas tradicionais. A decoração será adotada por 92,7% dos comerciantes e o boca a boca será a “arma” de 64%. Já 90,7% vão usar o Instagram, 64% o WhastsApp, 26% o site da empresa e 8,7%, o Facebook.
A pesquisa de intenções de vendas para o Dia dos Namorados foi feita pela CDL-BH com 150 empresários, entre 15 e 30 de abril.
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