Salão de Negócios do Minas Trend 2025 traz o ineditismo da moda masculina
33ª edição inova ao apresentar a lojistas e compradores as tendências de um segmento em franca expansão no país e no mundo

Maior evento de fomento à indústria da moda em Minas Gerais, o Minas Trend vai colocar a moda masculina no centro dos holofotes - e das rodadas de negócios - na edição deste ano. De 8 a 10 de abril, a proposta é apresentar a lojistas e compradores de todo o Brasil as tendências de um segmento em franca expansão também mundo afora, evidenciando que os homens estão cada vez mais interessados em estética e vestuário.
Um misto de inovações tecnológicas em tecidos e materiais alternativos, com despojamento, leveza, casualidade e contemporaneidade são os atrativos anunciados pelo universo da moda a um público consumidor exigente e antenado, que não abre mão do conforto. Ou seja, um closet com peças de caimento impecável, sem dobras ou amassados, para qualquer ocasião ou modalidade de trabalho e lazer.
Passarelas da moda estarão no BH Shopping de 8 a 10 de abril
Na 33ª edição, o Minas Trend será realizado no BH Shopping, no bairro Belvedere, região centro-sul da capital. Com o tema “Olhe. Olhe de novo. A moda é um convite para ver o mundo de outro jeito”, evento que também já se consolidou como um dos mais importantes do segmento no país, apresenta a coleção Primavera/Verão 2026 não apenas focado no interesse feminino, o que marca, sem dúvida, uma evolução do tradicional evento que reúne lojistas, fashionistas, empresários do ramo, representantes da indústria, estilistas e investidores.
Rogério Vasconcellos, presidente Câmara da Indústria de Insumos e Transformação do Vestuário, Calçados e Acessórios da FIEMG e do Sindicato das Indústrias do Vestuário do Estado de Minas Gerais (Sindvest) avalia a inclusão da moda masculina na edição 2025 do Minas Trend Primavera-Verão como um avanço estratégico e uma resposta à crescente demanda do mercado.
“A moda masculina tem ganhado cada vez mais espaço e relevância, com consumidores mais exigentes e atentos às tendências. A presença desse segmento na feira fortalece o evento como um reflexo mais completo da indústria da moda mineira, ampliando oportunidades de negócios e abrindo novos horizontes para marcas que desejam inovar e se destacar.”
Sem citar números, Vasconcellos diz que as expectativas de negócios para o Salão do Minas Trend 2025 são bastante positivas. “O evento já se consolidou como uma plataforma estratégica para conectar marcas, lojistas e compradores nacionais e internacionais. A inclusão de novos segmentos, como o masculino, tende a ampliar ainda mais essas oportunidades.”
Empresários do semento masculino da moda estão otimistas
Com experiência de anos à frente da diretoria financeira da MX 72 Camisaria, de Divinópolis (MG), Mauro Célio de Melo Junior prepara-se para estrear no Minas Trend.
“Os homens se tornaram muito exigentes em relação ao conforto, bem como ao uso de tecidos que não amassem muito, com facilidades para o dia a dia. Estamos bem inseridos nesse mercado”, afirma o empresário, presidente do Sindicato da Indústria do Vestuário (Sinvesd) de Divinópolis. Cidade mineira carrega o título de um dos maiores nichos de moda masculina, de camisaria.
Fundada em 1969 pelo empresário Paulo Nunes, em BH, a marca mineira Zak também vai estrear na Minas Trend. À frente na gestão de sete showrooms no Brasil e 20 representações comerciais, o filho dele, Bruno Nunes, diz que homens hoje mais vaidosos investem uma parcela muito maior em moda e no guarda-roupas. “Mais independentes, sabem o que querem, vão atrás do que precisam de acordo com as demandas do cotidiano e a mobilidade”, pondere
O Minas Trend é uma realização da Fiemg, por iniciativa de sua Câmara da Indústria de Insumos e Transformação do Vestuário, Calçados e Acessórios, além de Sesi e Senai.
Leia também: