Fora do ar

Serasa já derrubou 18,5 mil páginas de anúncios falsos nas redes sociais em 2024

Ao menos 6 mil exclusões ocorreram após denúncias de consumidores lesados

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 17/09/2024 às 07:30.
 (Yanalya/Freepik)

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Principal birô de crédito do país, a Serasa informa já ter derrubado 18,5 mil páginas de anúncios falsos no Brasil desde o início do ano. Desse total, pelo menos 6 mil saíram do ar após denúncias feitas por consumidores lesados por golpistas que têm atuado sobretudo nas redes sociais. Segundo a empresa, ofertas milagrosas para limpar o nome no mercado são as “iscas” mais usadas pelos golpistas.

“Os criminosos mentem que são representantes da Serasa ou garantem ter um ‘contato quente’ dentro da empresa”, avisa Patrícia Camillo, Gerente de Prevenção a Fraudes da Serasa.

Registros de vídeos manipulados com ajuda de Inteligência Artificial aumentaram nas redes sociais para tentar convencer o consumidor de que determinado produto tem a chancela de algum famoso ou “especialista” em saúde. Ferramentas forjam imagem e voz de celebridades, políticos conhecidos ou jornalistas renomados. Neste tipo de golpe, os fraudadores oferecem acordos fictícios e descontos agressivos para atrair usuários mais vulneráveis, justamente os que estão em busca de reorganizar suas finanças, aponta a Serasa. 

Para ajudar a inibir os golpes, a Serasa reforça o Canal de Denúncias disponível no site e no aplicativo para celulares com sistemas Android e iOS. Além disso, oferece um canal direto para denúncias de fraudes no webchat da Central de Ajuda e em seu WhatsApp oficial (11) 9 9575-2096. 

Caso o consumidor tenha sido alvo de fraude ou tentativa de golpe, pode acessar o site ou o aplicativo da Serasa para solicitar a retirada da página ou do perfil supostamente falsos, que serão analisados por especialistas da empresa. 

Desde o início do ano, a plataforma já contabilizou mais de 6 mil links suspeitos enviados por possíveis vítimas e que passam pela segunda etapa de análise para derrubada. “Ao denunciar, o consumidor evita que outros brasileiros sofram os mesmos constrangimentos ou prejuízos”, diz Pedro Santos, especialista em segurança da informação da empresa.

Ao perceber anúncios ou publicações suspeitas, o primeiro passo é verificar a autenticidade da página. A Serasa ainda reforça algumas dicas para se prevenir:

  1. No caso de links, certifique-se de que o site começa com essas cinco letras, dois pontos e duas barras https://.
  2. Procure o ícone de cadeado na barra de domínio.
  3. Nas redes sociais, é obrigatório o ícone de “verificado”, que comprova a veracidade do perfil.
  4. Em caso de dúvida, não clique.

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