'Elas na Rede'

Curso gratuito capacita jovens mulheres em tecnologia e novas mídias em BH; veja como participar

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
20/09/2023 às 13:35.
Atualizado em 20/09/2023 às 14:48
 (Divulgação)

(Divulgação)

Estão abertas até 5 de outubro as inscrições para as aulas gratuitas de tecnologia e novas mídias do projeto “Elas na Rede”. As alunas contarão com laboratório de informática, espaço de convivência e auditório com equipamento multimídia.  Além das classes com professores especializados, cada participante terá direito ao transporte gratuito e receberá uma cesta básica mensal. As inscrições podem ser feitas através do link.

Podem se inscrever meninas maiores de 16 anos em situação de vulnerabilidade social, preferencialmente, para residentes ou trabalhadoras de Belo Horizonte. As interessadas devem estar cursando ou já terem concluído o ensino médio em escola pública. 

As aulas do “Elas na Rede” começam em 9 de outubro. Como projeto de conclusão de curso, cada turma deverá desenvolver ao menos um aplicativo. Serão quatro aplicativos inéditos ou originais, voltados para a disponibilização de serviço cultural. 

A meta é formar profissionais capazes de criar e desenhar soluções para o setor cultural em dispositivos digitais, desde sua concepção, propósito e plano de negócio, até o desenvolvimento em diferentes plataformas, publicação nas lojas de aplicativos e implementação e integração com diferentes provedores de serviços em nuvem.

O projeto é realizado pelo Instituto São Paulo de Arte e Cultura (ISPAC) e patrocinado pelo Instituto Marina & Flávio Guimarães. 

“Com o “Elas na Rede”, esperamos ampliar a equidade de gênero em setores que, infelizmente, ainda são majoritariamente masculinos, como o de tecnologia e novas mídias. Hoje, apenas 37% dos cargos no setor são ocupados por mulheres, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais”, explica Marcia Gliosce, do ISPAC.

“A ideia do projeto”, continua, “é criar condições ideais para que mulheres possam obter conhecimento e aprender habilidades no universo da tecnologia e que sua presença seja cada vez maior em profissões deste setor, reconhecido pela alta demanda e excelente remuneração”, conclui.

O endereço das aulas será na rua Niquelina, 895, Santa Efigênia, região Leste de Belo Horizonte. Para mais informações, interessados podem acessar as redes sociais do projeto (@elasnarede).

Leia mais:
Professores podem concorrer a computador, smartphone, vale viagem e prêmio em dinheiro
Hospital Evangélico de BH vai oferecer 23 vagas para programas de residência médica
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por