EDUCAÇÃO

Minas abre 40 mil vagas para Trilhas de Futuro; Promove, Kennedy e Nova são parceiras

Inscrições para a quinta edição do projeto de formação educacional de jovens vão até dia 23

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 10/09/2024 às 15:44.Atualizado em 11/09/2024 às 12:07.
 (Divulgação/Secom)
(Divulgação/Secom)

As inscrições para a nova etapa do projeto Trilhas de Futuro começaram nesta terça-feira (10) e seguem até o próximo dia 23. São 40 mil vagas em cursos técnicos gratuitos em diversas instituições de ensino públicas e privadas. Criado em 2021 pelo Governo de Minas, o programa fornece ainda ajuda de custo para alimentação e transporte dos estudantes.

Os centros educacionais Promove e Kennedy, em Belo Horizonte, e Nova, em Contagem, são instituições parceiras do Trilhas de Futuro e oferecem diversas oportunidades de aprendizagem e formação em áreas como confeitaria, panificação e estética.

A duração dos cursos varia de um a um ano e meio de duração e preparam os alunos para o emrcado de trabalho. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site www.trilhasdefuturo.mg.gov.br.

O programa é destinado inicialmente aos estudantes do ensino médio da rede estadual, com vagas remanescentes abertas para alunos da rede municipal, privada e demais interessados.

“É uma oportunidade valiosa tanto para estudantes do ensino médio quanto para jovens que buscam qualificação técnica. Oferecemos cursos gratuitos em diversas áreas, preparando nossos estudantes para um mercado de trabalho cada vez mais exigente”, destaca a superintendente de Políticas Pedagógicas da Secretaria de Estado da Educação, Rosely Lima.

Nova edição do Trilhas foi ampliada?

Desde o início do projeto, em 2021, mais de 140 mil estudantes se matricularam nas últimas quatro edições do Trilhas, segundo dados oficiais. São 50.353 jovens formados desde então, e 92.255 cursando para garantirem o certificado.

Nesta quinta edição do Trilhas de Futuro foi ampliada a disponibilidade de cursos técnicos em mais municípios. Agora são 99 cursos (25 a mais) em 157 (mais 32) cidades mineiras. Entre as qualificações estão Agente Comunitário de Saúde, Brinquedoteca, Calçados, Cervejaria, Conservação e Restauro, Celulose e Papel, Fundição, Massoterapia, Panificação, entre outros.

Leia também:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por