(Mario Chrispim / DER-MG)
O programa Emprega BH no Transporte está com 1,2 mil vagas abertas para cursos e palestras virtuais voltados às mulheres que desejam atuar ou se qualificar no setor. Abordando temas como empregabilidade feminina e a quebra de paradigmas em um segmento dominado por homens, as aulas são voltadas ao aprendizado das alunas por meio de uma didática autoexplicativa. Veja lista no fim da matéria.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link pbh.gov.br/empregabh.
Mulher no transporte
Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), atualmente as mulheres representam 17% dos trabalhadores no transporte. Entretanto, elas ainda são apenas 0,5% do total de caminhoneiros autônomos do país. De acordo com o SEST/SENAT, existe uma demanda crescente por inserção no segmento. Entre 2015 e 2020, os cursos de habilitação profissional para o transporte de passageiros registraram a participação de 2.311 mulheres, crescimento de 60,4% no período.
O Emprega BH no Transporte é realizado pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, em parceira com o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT).
O projeto contempla diversos cursos de capacitação e/ou qualificação profissional, todos gratuitos e em formato de aula EAD (ensino a distância) dedicados ao público em vulnerabilidade social. Até o fim de 2022, serão oferecidas 1.360 vagas, sendo 1,2 mil no formato virtual e 160 de forma híbrida. Podem participar dos cursos pessoas cadastradas nas políticas de assistência social ou no SINE Municipal.
Serviço
Programa Emprega BH - Mulheres no Transporte
Palestra: Mulher no transporte, Sim! E daí!?
Palestra: Oportunidades para mulheres no segmento de transporte
Curso: Empregabilidade e inserção de mulheres no segmento de transporte
INSCRIÇÕES GRATUITAS (1,2 mil vagas disponíveis)
Inscrições e informações pelo link: pbh.gov.br/empregabh
Leia mais:
Mais de 65% dos maiores de 40 anos ainda não tomaram 4ª dose da vacina contra Covid em BH
Homem rouba ônibus de turismo, percorre mais de 500 km e coloca 'culpa' em padre, no Vale do Aço
Veja o que abre e fecha em BH neste feriado da Independência