No próximo domingo (23) tem celebração da música brasileira no palco do teatro Sesiminas, quando a orquestra da casa se une à Geraes Big Band da UFMG, às 11h. No repertório do concerto "Viajando pelo Brasil", composições de Egberto Gismonti, Tom Jobim, Moacir Santos, Milton Nascimento, Hermeto Pascoal, Débora Gurgel, Léa Freire, Mauro Rodrigues e Guinga. Vale destacar que essa formação instrumental raramente acontece em Belo Horizonte.
“A união entre uma orquestra de cordas e uma Big Band de jazz se configura numa espécie de Jazz Sinfônica, uma formação instrumental que ainda não existe em Belo Horizonte de maneira perene,” salienta o maestro Felipe Magalhães.
A Big Band da Escola de Música da UFMG tem mais de 20 anos de existência. Funciona como espaço privilegiado de pesquisa, tanto para alunos quanto para professores da instituição. Atualmente sob a direção dos professores Rafael Martini e Pedro Mota, traz um repertório voltado exclusivamente à música brasileira.
Fundada em 1986, a Orquestra SESIMINAS é o mais tradicional grupo orquestral do Estado, com mais de 1.200 concertos realizados em locais como pátios de fábrica, canteiros de obras, hospitais e escolas. Desde 2020, o grupo tem regência titular e direção artística do maestro Felipe Magalhães. Desde 2023, a programação da Orquestra foi inteiramente reformulada, organizando a temporada em quatro séries de concertos.
Serviço
Orquestra Sesiminas e Big Band UFMG apresentam “Viajando pelo Brasil”
Data: 23 de junho
Horário: 11h
Local: Teatro Sesiminas – Rua Padre Marinho, 60, Santa Efigênia
Ingressos: R$ 25 e R$ 50
Leia também: