Desta quarta-feira (11/09) até o próximo domingo, Diamantina sedia a primeira edição da “Terceira Feira - Encontro das Literaturas das Margens do Mundo”, que integra a produção literária de escritores dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Evento tem a curadoria do Instituto Daghobé, comandado pelo poeta, ficcionista, crítico, professor e editor mineiro Anelito Oliveira.
A programação inclui conferências, colóquios, feira de livros, minicursos, oficinas, saraus, shows musicais, performances, exibição de filmes e lançamentos de livros. As atividades terão como palco o Teatro Santa Izabel e outros espaços históricos e turísticos na cidade, como a Casa de Juscelino, a Casa Chica da Silva e o Mercado Velho.
Como parte da programação, na sexta-feira (13) será lançada a obra coletiva Coleção Infame Ruído, escrita por 18 autores, entre eles José Edward Lima, Beth Guedes e Antônio Miranda.
Autores e intelectuais de várias partes do Brasil e de países africanos de língua portuguesa estarão presentes. Toda a programação é inteiramente aberta ao público presencial e virtualmente através do Canal TV Daghobé no YouTube.
A participação presencial está condicionada à capacidade de lotação de cada espaço. Inscrição pode ser feita pelo email institutodaghobe@gmail.com ou com até 30 minutos antes de cada atividade, exceto no caso das atividades no Mercado Velho, para as quais não se exige inscrição.
A primeira edição de Terceira Feira presta homenagem especial a Juscelino Kubitschek nos 122 anos do seu nascimento, bem como a outras importantes personalidades brasileiras e estrangeiras “cujas vidas e obras dignificam a história dos povos das margens do mundo excluídos pelos grandes centros capitalistas”.
Leia também: