Após a queda de uma árvore de grande porte na rua Ivaí, que deixou moradores do bairro Serra, na região Centro-Sul sem energia nesta terça-feira (10), a Prefeitura de Belo Horizonte prometeu realizar vistoria técnica em outras árvores da via. No local, foram encontrados larvas e besouros metálicos, que podem ter provocado a queda do exemplar.
De acordo com a PBH, a árvore apresentava aspectos fitossanitários saudáveis, mas o tronco encontrava-se internamente oco, indicando a presença dos insetos. Uma equipe da prefeitura está no local.
Uma vizinha que preferiu não se identificar contou que moradores já haviam chamado as autoridades, pois tinham visto besouros nas árvores. Ela diz que nada foi feito.
”Vieram e não tomaram providências”, relatou a moradora, que comentou saber de, pelo menos, outras cinco ocorrências semelhantes no bairro.
O Hoje em Dia questionou a PBH sobre o relato da moradora, mas não recebeu resposta.
Segundo relato de moradores, a queda ocorreu durante a madrugada. A empresária Patrícia Auad disse que escutou um barulho muito forte por volta de 1h30. Dona de um lava-jato na região, precisou dispensar os funcionários devido à impossibilidade de trabalhar.
"Deu uns três barulhos no transformador. Acaba prejudicando todo mundo. Já dispensei uns dez carros", contou Patrícia, que relatou não ter sido a primeira vez que ocorreu uma queda de árvore na região.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a árvore de grande porte derrubou a fiação elétrica. A Cemig foi acionada para desenergizar a rede devido ao risco de eletrocussão dos cabos caídos na via.
O local foi isolado e a manutenção teria começado por volta das 3h15. O corte dos galhos sobre os cabos energizados ficou sob a responsabilidade da equipe da concessionária de energia.
A Cemig informou que a energia no local deve ser restabelecida ainda na tarde desta terça-feira (10).
Leia mais: