PBH abre cadastro para propostas artísticas nos espaços culturais; veja como participar
Podem participar pessoas jurídicas ou físicas acima de 18 anos, residentes em BH e região metropolitana
Estão abertos os cadastros de propostas artístico-culturais para compor programação nos 17 Centros Culturais Municipais, nas 22 Bibliotecas Públicas Municipais, no Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado, em Belo Horizonte.
As atividades integram os projetos Territórios Criativos, Promoção da Leitura e Atividades da Cultura Popular e Tradicional. A ação é da prefeitura, em parceria com o Instituto Lumiar. Neste ano, o cadastramento será realizado até 28 de março, por meio da plataforma Mapa Cultural BH: https://mapaculturalbh.pbh.gov.br/.
Podem participar pessoas jurídicas ou físicas acima de 18 anos, residentes em Belo Horizonte e região metropolitana, com propostas nas áreas de música, teatro, circo, dança, artes visuais, literatura, promoção da leitura e escrita, culturas populares e tradicionais, culturas urbanas, multilinguagens e ações voltadas para a infância.
Durante a realização do cadastro, a proposta deve ser inscrita nas seguintes categorias: oficinas, palestras, espetáculos, cenas curtas, leitura dramática de roteiro, performance, ensaios abertos, pintura mural, graffiti, exposições, projeções, exibições de filmes autorais, projeção mapeada, vídeo-instalação, vídeo-performance, leituras dramáticas, saraus, slam´s, narração/contação de histórias, intervenções, exposição de trabalhos artesanais, cortejos, dança, DJ, MC's, cultura hip-hop, skate, parkour, funk, videoclipe, palhaçaria e demais formatos.
Uma comissão de programação formada por membros da sociedade civil e do poder público (Fundação Municipal de Cultura) irá selecionar as propostas que vão compor a programação dos projetos Territórios Criativos - que valoriza o protagonismo de artistas em suas comunidades, Promoção da Leitura - que traz atividades de incentivo à leitura e escrita e de valorização da literatura, e, por fim, as atividades da Cultura Popular e Tradicional, que são apoiadas na memória e nos saberes dos Mestres e Mestras da cultura popular.
Para a seleção, não serão consideradas propostas de cunho político partidário, de apologia ao crime ou que promovam ou incitem o preconceito de origem, raça, etnia, cor, gênero, identidade sexual e geracional, ou qualquer outra forma de discriminação. Cada proposta selecionada, receberá o valor bruto de R$ 700, exceto as mestras e mestres da cultura popular, reconhecidos pelo município, cujo cachê será de R$ 1 mil.
Vale ressaltar que cada proponente poderá se inscrever em mais de uma proposta, desde que sejam diferentes entre si e atendam às diretrizes de cada projeto. O cadastro da proposta, neste credenciamento, não garante a realização da mesma nos projetos acima mencionados. O início de seleção das propostas começa já no mês de fevereiro.
Sobre os Centros Culturais Municipais
Os Centros Culturais da Prefeitura de Belo Horizonte, geridos pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura, são equipamentos públicos destinados ao desenvolvimento e exercício dos direitos culturais e à promoção da cidadania a partir de ações nas áreas de formação, fomento, difusão e promoção da leitura, bem como de reconhecimento e valorização da memória e do patrimônio das identidades locais.
Sobre as Bibliotecas Públicas Municipais
A Prefeitura possui uma Gerência de Bibliotecas e Promoção da Leitura e da Escrita (GBPLE-FMC) que é responsável pela rede de 22 bibliotecas públicas, com o acervo unificado e serviços de extensão para formar multiplicadores da promoção de leitura. A rede de bibliotecas atua nos 17 centros culturais, bem como no Museu da Moda, no Cine Santa Tereza, no Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado, na Escola Livre de Artes Arena da Cultura e na Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte.
Sobre Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado
O Centro de Referência de Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado – CRCP foi inaugurado em 13 de dezembro de 2014. A unidade cultural foi criada para ser um espaço de fomento e debate em torno da cultura popular e tradicional, contribuindo para sua identificação, registro e promoção.
O equipamento oferece hoje Biblioteca integrada à Rede de Bibliotecas Municipais, oficinas, espetáculos e exposições e se estrutura como um espaço de discussão permanente sobre a cultura popular e tradicional na capital, configurando-se como um centro de excelência e importante espaço de formação. Horários de Funcionamento: Terça à sábado, das 9h às 17h e 1º Domingo do mês, das 9h às 17h.
Leia mais: