O Atlético pode repetir o feito de nunca ter decidido uma final da Copa do Brasil como mandante. Foram três finais disputadas, com duas conquistas, uma no Mineirão, com o rival Cruzeiro sendo o dono do jogo, e outra em Curitiba, contra o Athletico-PR. Nesta quinta-feira (24), às 15h, o Galo saberá se permanecerá com a sina e enfrentará o Flamengo no Maracanã na finalíssima, ou terá a sorte de ter o embate final pela primeira vez na Arena MRV.
As finais estão previstas para os dias 3 e 10 de novembro. Tanto o Galo quanto o Flamengo avançaram com um empate contra Vasco e Corinthians, respectivamente. Para o Galo, vale o tricampeonato da competição. Já o Rubro Negro busca o pentacampeonato.
Finais do Galo
A primeira final da competição que o Galo chegou, apesar de não ter decidido em casa, foi definida em Minas Gerais. Em 2014, o Atlético enfrentou o rival Cruzeiro na decisão. O primeiro jogo foi na Arena Independência, sob mando do Galo, que venceu por 2 a 0. Já a volta foi no Mineirão, com mando da Raposa. Na ocasião, o Alvinegro também venceu o duelo de volta, por 1 a 0, e garantiu o título.
Já em 2016, o Galo também definiu longe de seus domínios, dessa vez no Rio Grande do Sul. O rival alvinegro era o Grêmio e o primeiro jogo foi no Mineirão. O time sulista bateu o Atlético por 3 a 1. Já a volta na Arena do Grêmio o resultado ficou em 1 a 1, concedendo o título à equipe tricolor.
Por fim, em 2021, o Atlético enfrentou o Athletico-PR na decisão da competição nacional. Na ida, a equipe mineira venceu por 4 a 0, no Mineirão. Já a volta, na Ligga Arena, no Paraná, terminou 2 a 1 para o Alvinegro, que levantou o caneco pela segunda vez.
*Estagiário, sob supervisão de Paulo Duarte
Leia mais: