Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, os jogadores do Atlético terão nas camisas do jogo contra o América, sábado (9), nomes de mulheres atleticanas pioneiras, protagonistas e amantes do time alvinegro. Dentre elas, a Vovó do Galo, Ana Cândida, que morreu em 2022, aos 101 anos. Os nomes estarão nos lugares que originalmente são destinados aos dos jogadores.
Foram 28 nomes escolhidos pelo clube com a consultoria da advogada e filósofa, Maria Walkiria Cabral. “Homenagens como essa são sempre significativas no nosso tempo, porque nos ajudam a manter viva a imagem de pessoas que abriram espaço para as novas gerações, permitindo inspiração para continuar a seguir diante das barreiras impostas por nossa sociedade tão desigual”, disse a atleticana Maria Walkiria.
Além dos nomes, um patch também estampará a camisa. Nele constará o rosto da Vovó do Galo e mulheres como Dona Alice Neves e Tias Terezinha e Célia, antigas coordenadoras dos “mascotinhos”, e responsáveis pela criação de várias novas gerações de Atleticanos.
O Atlético divulgou no site oficial os nomes e a importância de cada uma das 28 homenageadas. “O Galo entende a importância de registrar em seu site oficial os nomes dessas mulheres, para que seja um campo de pesquisas futuras daqueles interessados em conhecer histórias tão ricas e inspiradoras”, postou o clube.
O confronto contra o América é válido pela ida das semifinais do Mineiro. A bola vai rolar na Arena MRV a partir das 16h30 deste sábado. O Alvinegro entra para a decisão contra o Coelho em desvantagem. Para chegar à final, o Galo precisará vencer um duelo e empatar o outro.
O América joga por um empate na soma dos resultados da ida e volta. Por exemplo, se perder o primeiro por 1 a 0, o Coelho precisará vencer o segundo pelo mesmo placar, ou por um gol de diferença (2 a 1) para ficar com a vaga.
Leia mais