paris 2024

Brasil desfila na Champs-Élysées e agita o público na abertura dos Jogos Paralímpicos

Brasil será representado por 280 atletas, sendo 255 com deficiência, em Paris

Do HOJE EM DIA
esportes@hojeemdia.com.br
Publicado em 28/08/2024 às 19:44.

Brasil desfila em Paris (Alessandra Cabral/CPB)

A delegação brasileira foi ovacionada na abertura dos Jogos Paralímpicos de Paris de 2024. A solenidade, que pela primeira vez aconteceu fora de um estádio e começou às 15h (de Brasília) desta quarta-feira, 28, tomou a histórica avenida Champs-Élysées até a icônica Place de la Concorde, no coração da capital francesa.  

Um dos porta-bandeiras do Brasil, o nadador mineiro Gabriel Araújo, 22,  é um dos 14 atletas do país que já podem disputar medalha nesta quinta-feira, 29. Às 4h59 (de Brasília), ele nadará as eliminatórias dos 100m costas da classe S2 (limitação físico-motora) e, se avançar, fará a final às 18h. Nessa prova, ele ficou com a medalha de prata nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, mas é o atual bicampeão mundial. 

Mesmo com uma prova pela frente, Gabrielzinho contou que a participação na abertura já estava nos planos. “É um momento único e uma emoção muito grande. Meu treinador [Fábio Antunes] sempre pensa com antecedência. Sempre nos antecipamos às situações e já estava no meu planejamento participar da abertura, independentemente de nadar no dia seguinte ou não. E uma oportunidade como essa não tem como recusar. É um sonho estar vivendo tudo isso”, disse Gabriel, que nasceu com focomelia, doença que impede a formação de braços e pernas. 

O uniforme brasileiro na cerimônia de abertura foi composto por um bucket, popularmente conhecido como chapéu pescador, dupla face nas cores verde e amarelo; uma jaqueta azul, uma camiseta branca e uma calça ou shorts azul marinho. Todos estes itens são da ASICS e foram confeccionados pensando na acessibilidade, assim como o chinelo das Havaianas também utilizado pelos atletas durante a solenidade. 

Confira o momento do acendimento da pira paralímpica instalada na base do mesmo balão que recebeu o fogo olímpico:

Delegação nacional

O Brasil será representado em Paris por 280 atletas, sendo 255 com deficiência, de 20 modalidades nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, na primeira vez em que a cidade sedia o evento. É a maior delegação brasileira já anunciada para uma edição dos Jogos fora do Brasil. 

Antes, a maior equipe nacional para uma disputa no exterior era de 259 convocados ao todo em Tóquio 2020. Já o recorde de participantes do país foi nos Jogos do Rio 2016, ocasião em que o Brasil sediou o megaevento e contou com 278 atletas com deficiência em todas as 22 modalidades já classificadas automaticamente. 

Delegação brasileira na Place de la Concorde (Sílvio Ávila/CPB)

Os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 terão transmissão ao vivo no canal fechado Sportv2 e no canal do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) no Youtube.

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por