RUMO A PARIS

Brasil perde para Camarões, mas classifica em 1° para semifinal do Pré-Olímpico de basquete

Equipe treinada por Petrovic garantiu liderança do Grupo B pelo saldo de gols

Bernardo Haddad*
@_bezao
04/07/2024 às 15:36.
Atualizado em 04/07/2024 às 15:37
 (Reprodução/ Redes Sociais)

(Reprodução/ Redes Sociais)

O Brasil avançou à semifinal do Pré-Olímpico masculino de basquete mesmo após perder para Camarões por 77 a 74 nesta quinta-feira (4). A Seleção ficou com a liderança do Grupo B do torneio por conta do saldo de pontos. No próximo sábado (6), às 9h30, os brasileiros enfrentam a Filipinas, valendo vaga na grande decisão. 

Para ficar com a vaga para as semis, o Brasil não podia perder por 12 ou mais pontos de diferença. Se perdesse por uma diferença de 7 a 12, passaria em segundo na chave, com os africanos em primeiro. Se a diferença fosse menor que seis, ficaria com o primeiro lugar. 

Apesar do cenário positivo, a vaga na próxima fase veio com emoção. O jogo começou equilibrado, mas no segundo quarto, os camaroneses começaram a dominar a partida com 25 pontos seguidos. O Brasil chegou a ficar a 24 pontos atrás no placar, cenário que eliminaria a Seleção da competição. 

Após o intervalo, o Brasil melhorou e começou a reduzir a vantagem camaronesa. No entanto, o empate veio apenas nos últimos minutos de partida. Nas últimas bolas, o Camarões teve duas oportunidades e cravou a vitória. 

O cestinha da partida foi o camaronês Jeremiah Hill, com 22 pontos. Do lado brasileiro, Léo Meindl foi o maior pontuador com 19 pontos, seguido por Lucas Dias, com 16. 

Agora, o Brasil enfrenta Filipinas em busca de uma vaga na semifinal do Pré-Olímpico. Quem avançar encara o vencedor do confronto entre a anfitriã Letônia e Camarões, que também duelam neste sábado (6), às 13h. 

Vale lembrar que apenas o campeão do torneio garante vaga nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Como a seleção feminina não conseguiu se classificar, a masculina terá a missão de evitar que o basquete brasileiro esteja ausente nas Olimpíadas. Nos Jogos de Tóquio, em 2021, as duas equipes ficaram de fora, o que não acontecia desde 1972.

*Estagiário sob supervisão de Paulo Duarte 

Leia mais 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por