Tudo voa no futebol, especialmente quando Kylian Mbappé acelera: o atacante francês decolou nas oitavas de final da Copa do Mundo da Rússia contra a Argentina (3-4) e, com apenas 19 anos e seis meses, segue deslumbrando o mundo.
Essa é uma rápida revisão dos pontos mais importantes de sua carreira precoce.
- Primeira partida profissional
2 de dezembro de 2015, Monaco-Caen, 1-1 pelo campeonato francês
No Monaco, ele substitui Fabio Coentrão aos 43 minutos do segundo tempo. Nascido em 20 de dezembro de 1998 em Paris, Mbappé estreia aos 16 anos.
- Primeiro passo europeu
10 de dezembro de 2015, Tottenham-Monaco, 4-1 na fase de grupos da Liga Europa
Com uma derrota de 3-0 em Londres, o time se dirigia à eliminação da fase de grupos quando Mbappé entra em campo aos 11 minutos do segundo tempo. No período dentro de campo, chutou forte e ajudou Stephan El Shaarawy a reduzir o placar.
- Primeiro gol
20 de fevereiro de 2016, Monaco-Troyes, 3-1 pelo campeonato francês
Durante os acréscimos (90+3), Mbappé mata o jogo com um chute de pé esquerdo, perto da grande área, após um passe de Helder Costa. Com 17 anos, torna-se o goleador mais jovem da história do Monaco e supera o ídolo Thierry Henry.
- Primeira vez titular no campeonato francês
28 de fevereiro de 2016, Nantes-Monaco, 0-0 pelo campeonato francês
Uma semana depois de marcar seu primeiro gol, Mbappé saboreia sua primeira partida como titular. Joga 89 minutos e recebe seu primeiro cartão amarelo.
- Primeiro contrato profissional
6 de março de 2016
Mbappé assina seu primeiro contrato profissional com duração de três anos com o Monaco. Os representantes (seu pai, Wilfrid Mbappé, a frente) do jovem jogador, procurado por grandes clubes europeus, levaram adiante uma negociação difícil.
- Primeiros títulos juvenis
21 de maio de 2016, Monaco-Lens, 3-0 na final da Copa de clubes da França Sub-19.
O Monaco esmaga o Lens graças a grande exibição de Mbappé no Stade de France.
24 de julho de 2016, França-Itália, 4-0 (final da Eurocopa Sub-19)
Jean-Kévin Augustin (PSG) acaba como artilheiro (6) e melhor jogador, mas Mbappé marca 5 gols e se sobressai a cada partida.
- Primeiro gol de uma sequência infernal
1 de fevereiro de 2017, Chambly-Monaco, 4-5 nos pênaltis nas oitavas de final da Copa da França.
O Monaco se aproxima da humilhação diante do Chambly, time da terceira divisão. Mas esse duelo é o ponto de partida de uma sequência de gols de Mbappé até o fim da temporada: marca de cabeça o primeiro de seus 16 gols em 24 partidas, entre todas as competições (além de 7 assistências). No total, em sua primeira temporada como profissional, marca 26 gols e dá 14 assistências em 44 duelos.
- Primeira aparição estrelar na Champions
22 de fevereiro de 2017, Manchester City-Monaco, 5-3 na ida das oitavas de final da Champions.
Sua primeira partida como titular da Champions e seu primeiro gol no torneio. O Monaco chegará até a semifinal, tornando Mbappé no primeiro jogador a marcar sucessivamente nos quatro duelos - ida e volta - de oitavas e quartas.
- Primeira convocação para os Bleus
25 de março de 2017, Luxemburgo-França, 1-3 nas eliminatórias da Copa do Mundo
Mbappé estreia com os Bleus ao entrar em campo aos 33 minutos do segundo tempo. É elogiado por Henry: "Pensa quando joga e para mim isso é o mais importante. Vai chegar longe".
- Primeiro gol com os Blues e primeira transferência
31 de agosto de 2017, França-Holanda, 4-0 nas eliminatórias da Copa do Mundo
Abre sua conta pessoal contra a Laranja Mecânica, com um chute cruzado aos 46 minutos do segundo tempo.
Nesse mesmo dia, torna-se o segundo jogador mais caro do planeta após sua transferência do Monaco para o PSG se concretizar por 180 milhões de euros, atrás apenas de Neymar (222 milhões).
- Primeira classificação para competir pela Bola de Ouro
7 de dezembro de 2017
Entra na classificação para competir pela Bola de Ouro, o prêmio individual mais importante do mundo do futebol. Termina em sétimo. Com 18 anos, é o jogador mais jovem a integrar o 'top 10'.
- Primeira dobradinha precoce após Pelé
No sábado em Kazan, se tornou no segundo jogador mais jovem da história a marcar ao menos dois gols em uma partida da Copa do Mundo, atrás de ninguém menos que Pelé - 1958, com 17 anos e 8 meses - ao fazer dois contra a Argentina (4-3 nas oitavas de final).