‘AS FINAIS’

Cruzeiro conta com retrospecto recente contra os 4 últimos adversários para chegar a Libertadores

Raposa venceu três e perdeu apenas um jogo no primeiro turno do Brasileirão

Paulo Duarte
esportes@hojeemdia.com.br
Publicado em 25/11/2024 às 13:07.

O Cruzeiro terá quatro compromissos até o final da temporada, todos pelo Brasileirão. O clube trata as partidas como finais para conseguir fechar entre os sete primeiros e garantir uma vaga na Libertadores da próxima temporada. Se depender do retrospecto dos confrontos no primeiro turno contra Grêmio, RB Bragantino, Palmeiras e Juventude, o torcedor tem motivos para acreditar. 

Destes, apenas o Palmeiras conseguiu superar a Raposa. Nos outros, o time celeste, que era comandado por Fernando Seabra, saiu de campo com os triunfos, somando assim nove pontos em doze disputados. 

Em todas as vitórias, o time celeste balançou as redes por duas vezes e foi vazado apenas uma vez. Contra o Grêmio, que será o primeiro adversário dessa sequência, o Cruzeiro de Seabra marcou com Ramiro, na “lei do ex”, e Arthur Gomes, em jogo realizado em Caxias do Sul e viu Anderson fechar a meta celeste. 

Em seguida, a equipe encarou o RB Bragantino no Independência, em duelo que marcou a estreia de Cássio como titular. Com apenas oito minutos de bola rolando, Veron abriu o placar para a Raposa, que ainda chegou a ampliar com William, mas o VAR anulou por impedimento do jogador. Na reta final do jogo, Matheus Pereira ampliou e, nos acréscimos, Thiago Borbas fez para o Massa Bruta. 

A boa sequência celeste parou no Allianz Parque, diante do Palmeiras. Com gols de Flaco López e Gabriel Menino, o time paulista venceu o duelo válido pela 18ª rodada do Brasileirão. O detalhe é que mesmo com o revés, o Cruzeiro seguiu na sexta colocação, a última naquele momento, que garantiria um time na Pré-Libertadores de 2025.

Na última partida, que também fechava o turno, o time celeste voltou ao caminho das vitórias ao bater o Juventude, no Mineirão. Os dois gols do Cruzeiro foram marcados em cobranças de pênaltis. No primeiro tempo, William marcou e Dinenno, que retornava à equipe após quatro meses lesionado, fechou o placar na etapa final.

Com o resultado, o Cruzeiro somou 32 pontos, subiu para a quinta colocação e terminou o turno apenas a um ponto do Fortaleza, que ocupava a quarta posição. Caso repita o feito contra os mesmos adversários, o time de Fernando Diniz chegará aos 56 pontos, podendo fechar no sétimo lugar, o posto mais alto que conseguirá atingir. 

Isso porque o São Paulo, com o empate diante do Atlético nesta 35ª rodada, chegou aos 59 pontos e teria que perder todos os quatro últimos jogos, por placares elásticos, além do Cruzeiro ter que vencer os quatro, também por goleadas, para trocar de posição com o Tricolor.

Secador ligado 

Para confirmar a sétima colocação com a projeção apresentada acima, o  Cruzeiro terá que torcer para que Bahia e Corinthians, que se enfrentarão na penúltima rodada, também somem apenas nove ou menos pontos. Com os mesmos 47  pontos conquistados pelo time celeste, as duas equipes perdem para a Raposa nos critérios de desempates.

Em oitavo, os baianos somam dois gols a menos que os mineiros. Em nono, além de estar atrás no saldo de gols ( 2 contra 1), o Timão tem uma vitória a menos que o Cruzeiro.

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por