TRIUNFO CELESTE

Cruzeiro vence Cuiabá com assistência e possível ‘gol do fico’ de Matheus Pereira

Camisa 10 está prestes a assinar com a Raposa em definitivo até 2026

Paulo Duarte
esportes@hojeemdia.com.br
Publicado em 13/06/2024 às 20:59.
Matheus Pereira faz a diferença e Cruzeiro vence o Cuiabá no Mineirão (Gustavo Aleixo / Cruzeiro)

Matheus Pereira faz a diferença e Cruzeiro vence o Cuiabá no Mineirão (Gustavo Aleixo / Cruzeiro)

O Cruzeiro venceu o Cuiabá pela primeira vez na história dos confrontos na noite desta quinta-feira (13), no Mineirão, por 2 a 0, com direito a gol e assistência de Matheus Pereira. A atuação do camisa 10 da Raposa foi acompanhada de perto pelo empresário dele, que está em Belo Horizonte para fechar um possível contrato em definitivo com o Cruzeiro até julho de 2026.

A situação deverá ter um desfecho nesta sexta-feira (14). O xodó celeste foi o responsável por abrir o placar nos minutos finais do primeiro tempo e dar uma bela assistência a Rafa Silva logo após a Raposa sofrer o empate. Com os dois lances, Matheus Pereira chegou ao sexto gol na temporada e a nona assistência. De quebra, o camisa 10 assumiu a artilharia da Raposa, deixando Dinenno para trás, com cinco gols. 

A vitória levou o Cruzeiro a sexta posição na tabela, com um jogo a menos que os primeiros colocados. No domingo (16), o time de Fernando Seabra voltará aos gramados para um duelo contra o Vasco, às 18h30, em São Januário. Para a partida, Seabra não contará com Matheus Pereira, que levou o terceiro amarelo e terá que cumprir suspensão. 

O jogo

O Cruzeiro partiu para cima do Cuiabá nos minutos iniciais do jogo, mas sem conseguir criar boas chances para abrir o placar. Já o Dourado, tentava sair nos contra-ataques,pelo lado esquerdo,  para pegar a defesa celeste desprevenida, que conta com Kaiki como titular na vaga do suspenso Marlon. 

A primeira boa jogada da Raposa aconteceu aos 22 minutos após bela trama envolvendo Barreal e William. Barreal lançou o lateral na grande área que, de cabeça, tentou encontrar Rafa Silva na pequena área, mas o atacante chegou atrasado e a bola saiu pela linha de fundo. 

Aos 27, William novamente foi o responsável pela segunda boa chance do Cruzeiro no jogo. O lateral roubou a bola no meio-campo e tocou para Matheus Pereira. O camisa 10 celeste tocou para Barreal que, na grande área, soltou o pé, obrigando o arqueiro Walter a espalmar a bola e evitar o primeiro tento do Cruzeiro no jogo, e o primeiro do jogador desde pela Raposa. 

Aos 40, o Cuiabá teve a chance mais clara após o time celeste celeste perder a bola no ataque, em passe errado de Veron, e chegar a grande área com quatro atletas. Ao tentar o arremate final, Claysson mandou a bola por cima do travessão, para alívio de Anderson. 

Cinco minutos depois o Cruzeiro deu a resposta. Só que dessa vez, a bola morreu no fundo das redes. William, o melhor da equipe até então, cruzou na medida para a grande área. Por lá, apareceu Matheus Pereira que desviou de cabeça para as redes, fazendo o sexto dele na temporada e se tornando o artilheiro isolado da Raposa na temporada. 

Com apenas dois minutos de bola rolando na segunda etapa, Barreal sentiu dores no joelho esquerdo e foi substituído por Japa, na primeira alteração da equipe na partida. Aos 16, Zé Ivaldo cometeu pênalti em Claysson, confirmado pelo árbitro Marcelo de Lima Henrique. Na cobrança, Pitta foi para a bola e bateu no canto esquerdo, deslocando Anderson e empatando a partida. 

E não deu nem tempo do Cuiabá comemorar. Aos 21, Matheus Pereira deu uma bela assistência para Rafa Silva, que, na grande área, bateu colocado, no canto esquerdo do goleiro Walter, colocando o Cruzeiro novamente à frente do placar.  

Logo após o gol, Fernando Seabra promoveu três alterações na equipe. Entraram Villalba, Vitinho e Robert nas vagas de Kaiki, Lucas Silva e Verón, respectivamente. Aos 30, Rafa Silva por muito pouco não ampliou o marcador. O jogador roubou a bola na ponta esquerda, invadiu a área, mas, desequilibrado, não conseguiu definir a jogada. 

Aos 33, Ramiro entrou na vaga de Lucas Romero, na última alteração de Seabra no jogo. Romero deixou o gramado com dores na panturrilha esquerda. Ainda no banco de reservas, o meio-campista iniciou o tratamento com gelo no local.

Aos 41, William quase marcou um golaço no Mineirão. O lateral-direito aplicou uma meia-lua no marcador, invadiu a grande área e tentou cruzar para a chegada de um atacante. A bola desviou na zaga e foi parar no pé da trave, evitando o terceiro da Raposa no jogo. 

No lance seguinte, Matheus Pereira levou o cartão amarelo e virou desfalque do Cruzeiro para o jogo contra o Vasco no próximo domingo (16), em São Januário. Nos acréscimos, o camisa 10 quase ampliou ao soltar um petardo de fora da área e a bola tocar no travessão e sair pela linha de fundo. 

Nos minutos finais, os mais de 26 mil torcedores celestes viram o setor defensivo da Raposa segurar o ímpeto do adversário e garantir a vitória do Cruzeiro no Gigante da Pampulha. 

FICHA TÉCNICA

CRUZEIRO 2X1 CUIABÁ

Cruzeiro
Anderson; William, Zé Ivaldo, João Marcelo e Kaiki (Villalba); Lucas Romero (Ramiro), Lucas Silva (Vitinho), Barreal (Japa) e Matheus Pereira; Gabriel Verón (Robert) e Rafa Silva.Técnico: Fernando Seabra

Cuiabá
Walter; Railan, Marllon, Alan Empereur e Ramon; Denilson (Luciano Giménez), Lucas Mineiro e Max (Guilherme Madruga); Jonathan Cafu (Eliel), Clayson (André Luís) e Isidro Pitta.Técnico: Petit

Motivo:8ª rodada do Brasileirão
Data: 13 de junho de 2024 (quinta-feira)
Local: Mineirão, Belo Horizonte-MG
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique, auxiliado por Renan Aguiar da Costa e José Moracy de Sousa e Silva
VAR: Charly Wendy Straub Deretti
Cartões amarelos: Rafa Silva, Anderson, Matheus Pereira, Fernando Seabra (Cruzeiro); Ramon, Marllon (Cuiabá)
Gols: Matheus Pereira, aos 45’, 1º tempo; Rafa Silva, aos 21’, 2º tempo (Cruzeiro); Pitta, aos 16’, do 2º tempo (Cruzeiro)

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por