Restava apenas o ouro olímpico para Novak Djokovic se tornar ‘campeão de tudo’ no tênis. E ele veio ao bater o espanhol Alcaraz por 2 sets a 0, parciais de 7/6(3) e 7/6(2), neste domingo (4), no templo sagrado de Roland Garros. O sérvio não conteve as lágrimas ao atingir o feito em Paris.
Em seguida, Djoko foi à arquibancada para celebrar a conquista ao lado da família, com direito a um abraço caloroso na filha, Tara Djokovic, emocionando todos que acompanhavam a cena.
“Estou sobrecarregado com tudo que estou sentindo agora. Sentindo emoções diferentes. Muito orgulhoso. Muito feliz. Emocionado com a possibilidade de ganhar um ouro pela primeira vez na minha carreira pelo meu país. Provavelmente o maior sucesso que tive. Provavelmente ganhei tudo o que há para vencer na minha carreira individual. Ganhar a Taça Davis e especialmente uma medalha de ouro aos 37 anos para a Sérvia não tem precedentes”, falou o sérvio.
Aos 37 anos e 74 dias, Djokovic se tornou o tenista mais velho a conquistar o ouro em Olimpíadas desde o retorno do tênis ao programa olímpico, em Seul 1988. Ele é o terceiro mais velho na história, atrás dos britânicos Arthur Gore (Londres 1908, aos 40 anos, nas simples indoor) e Major Ritchie (Londres 1908, aos 38 anos, nas simples outdoor).
Com o ouro, Djokovic repetiu o feito de Andre Agassi, conquistado em 1999, completando o "Career Super Slam" - quando um tenista fatura os quatro torneios de Grand Slam (Australian Open, Roland Garros, Wimbledon e US Open), as Olimpíadas, a Copa Davis e o ATP Finals.
Essa foi a quinta participação em Jogos Olímpicos de Novak Djokovic e a segunda medalha conquistada pelo tenista, sendo a primeira, um bronze em Pequim 2008.
Conquistas de Novak Djokovic na história do tênis:
Ouro nos Jogos Olímpicos de París 2024
Bronze nos Jogos Olímpicos de Beijing 2008
10 Australian Open
7 Wimbledon
4 US Open
3 Roland Garros
Copa Davis
Tenista com mais Grand Slam
Mais semanas como N°1 (428)
N°1 mais longevo da história
Mais finais Grand Slam (37)
Mais M1000 (40)
Leia mais