Luta contra o rebaixamento

Fora do Z4 e a 3 rodadas do fim do Brasileiro, Tombense depende só de si para ficar na Série B

Time mineiro encara a Ponte Preta neste sábado (11), em Tombos

Bernardo Haddad*
@_bezaoesportes@hojeemdia.com.br
09/11/2023 às 16:01.
Atualizado em 09/11/2023 às 16:18
Tombense venceu o Sampaio Corrêa na última rodada por 2 a 1 e saiu da zona de rebaixamento (Hugo Lopes/ Tombense)

Tombense venceu o Sampaio Corrêa na última rodada por 2 a 1 e saiu da zona de rebaixamento (Hugo Lopes/ Tombense)

Faltando três rodadas para o fim da Série B do Campeonato Brasileiro, o Tombense deixou a zona de rebaixamento na última rodada e depende só de si para garantir a permanência na competição. Contra a Ponte Preta, no próximo sábado (11), o Gavião Carcará pode afastar ainda mais a possibilidade do descenso para a terceira divisão nacional. 

Após a vitória contra o Sampaio Corrêa, por 2 a 1, no último sábado (4), o Tombense chegou aos 37 pontos e está na 14ª posição da tabela, dois pontos à frente da Ponte Preta, 17ª colocada, que abre a zona de rebaixamento. Dessa maneira, se vencer a Macaca, na 36ª rodada, o time mineiro pode garantir a permanência na Série B, com apenas um empate nos dois jogos seguintes 

Para isso, o Gavião Carcará precisa torcer para uma derrota ou empate da Chapecoense (18ª) e uma vitória do Ituano (15°) sobre o Sampaio Corrêa (16°). Caso esses resultados sejam concretizados, e o Tombense consiga um empate em um dos dois compromissos restantes, a equipe mineira chegaria aos 41 pontos, pontuação máxima que a Ponte Preta (17ª) conseguiria alcançar até o fim do campeonato.

Além disso, considerando um possível triunfo do Tombense sobre a Macaca, o time mineiro chegaria a 10 vitórias na competição. Assim, mesmo se a equipe paulista vencesse os dois jogos restantes, ela não ultrapassaria o clube de Tombos.

Isso porque, mesmo que alcance os 41 pontos do Tombense, a Ponte Preta ainda estaria em desvantagem em relação ao número de vitórias, já que só conseguiria chegar aos 9 triunfos no campeonato, um a menos do que o Gavião Carcará. 

Para não depender de resultados alheios, se o Tombense vencer a Ponte, e triunfar em um dos dois compromissos restantes da Série B, a permanência na divisão estaria garantida. Neste sábado (11), o time mineiro enfrenta a Ponte Preta, às 18h, no Almeidão, em Tombos, pela 36ª rodada da competição.

Depois, no dia 20 de novembro, vai até o Estádio Rei Pelé, em Alagoas, para enfrentar o CRB. Por fim, para encerrar o Campeonato Brasileiro, encara o Mirassol, também no Almeidão, no dia 25 do mesmo mês.

*Estagiário sob supervisão de Paulo Duarte

Leia mais 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por