O brasileiro Hugo Calderano avançou nesta quarta-feira (31) para as quarta de final do tênis de Mesa das Olimpíada 2024. O principal nome brasileiro na modalidade venceu o dono da casa, o francês Alexis Lebrun por 4 sets a 1.
O brasileiro não começou bem e foi dominado pelo europeu no primeiro set. Com dificuldade em contra atacar, Hugo acabou caindo na estraégia do adversário e foi superado por 11 a 3.
Com a necessidade de encontrar o seu jogo, o brasileiro entrou no segundo set com uma postura diferente. Mais atento na recepção, Hugo voltou conseguiu dificulta a vida do francês e deslanchou na partida, ganhando por 11 a 5.
No terceiro, quarto e quinto set o domínio brasileiro continuou evidente, com parciais de 11 a 6, 11 a 3 e 11 a 8, dando a vitória tranquila para o melhor jogador do Brasil na modalidade. Com o resultado, Hugo iguala a melhor marca da equipe verde e amarela na competição de chegar às quartas de final, que coincidentemente é dele também.
Caminho mais tranquilo
Mesmo antes de iniciar a partida desta quarta, o brasileiro já havia recebido uma boa notícia. Por conta do chaveamento definido antes do início da competição, Hugo poderi iria enfrentar o chinês Wang Chuqin, considerado o atleta número 1 do mundo na modalidade. Porém, durante o atleta acabou sendo surpreendido e foi superado pelo sueco Truls Moregardh, apenas o número 42 do ranking.
Na terça-feira (30), Wang conquistou a medalha de ouro nas duplas mistas ao lado de Sun Yingsha, mas sua alegria na comemoração foi interrompida após um fotógrafo quebrar a raquete dele acidentalmente. Os chineses derrotaram uma dupla norte-coreana na final, mas Wang reconheceu que "perdeu um pouco do controle das emoções" depois que sua raquete foi quebrada.